Economia

Startup Leiria debate desafios das startups tecnológicas

16 fev 2022 09:30

Sessão online vai analisar “desafios únicos” enfrentados pelas startups centradas em deep innovation

startup-leiria-debate-desafios-das-startups-tecnologicas

Deep Tech – desafios das startups tecnológicas é o tema da sessão online que a Startup Leiria promove no próximo dia 18, às 16 horas, com streaming para o canal de Youtube.

A instituição dá assim continuidade às Entrepreneurship Talks, o ciclo de conversas sobre empreendedorismo e inovação, “iniciando 2022 com um tema cada vez mais relevante: “

Esta sessão terá como convidados Nuno Fonseca (CEO da Sound Particles), Joana Rafael (CEO da Sensei Tech), Rui Costa (CTO da Veniam) e um representante da Armilar Venture Partners.

Em formato de mesa aberta, os oradores vão falar dos desafios únicos que enfrentam as startups centradas em deep innovation - empresas com novos produtos ou serviços ancorados na pesquisa científica de ponta, nas áreas da matemática, IoT, AI, computação quântica, biologia, engenharia de materiais e de dados.

De acordo com a Startup Leiria, um estudo desenvolvido pela consultora holandesa Dealroom em 2021 fez uma radiografia ao segmento europeu das startups deep tech, tendo avaliado o seu valor conjunto em 700 biliões de euros.

“É um sector de mercado que tem vindo a amadurecer ao longo da última década, com um forte potencial disruptor que foi acelerado pela pandemia. Está, no entanto, sujeito a desafios únicos, como a criação de novos processos capazes de integrar as descobertas científicas, na adaptação aos mercados, ou na captação de recursos humanos com o necessário know-how”.