Abertura

Sonho Manifesto: a Villa Portela é de todos e lembra Serralves em Leiria

11 set 2025 08:36

A inauguração no próximo fim-de-semana acontece quatro semanas antes das eleições autárquicas e oferece a primeira grande exposição no novo centro de artes. A cidade ganha também um jardim com miradouro para o castelo

O chalet vai abrir todos os dias com apoio de cafetaria
O chalet vai abrir todos os dias com apoio de cafetaria
Ricardo Graça
Montagem da primeira exposição: Sonho Manifesto!
Montagem da primeira exposição: Sonho Manifesto!
Ricardo Graça
Um espaço verde no coração da cidade para explorar em família
Um espaço verde no coração da cidade para explorar em família
Ricardo Graça

E, finalmente, abrem-se os portões e a cidade entra, para ficar, 130 anos após a construção do chalet. A propriedade manteve-se na família e nem sempre existiram boas relações com a Câmara de Leiria. Pelo contrário. O contrato tornado oficial em 2017 – na perspectiva da candidatura a Capital Europeia da Cultura, corrida entretanto ganha por Évora – atribui renda vitalícia a Ricardo Manuel Monteiro Charters-d’Azevedo e Helena Ferreira Gameiro Charters-d’Azevedo, que a troco de 3.500 euros por mês entregam o imóvel ao município. Condição: criar-se o Centro de Artes Villa Portela, com investimento público e gestão pela autarquia.

O palacete do século XIX é classificado como Monumento de Interesse Municipal em 2019 e as obras arrancam em Maio de 2022. Estão concluídas, com um atraso de 22 meses. A abertura – um acontecimento, quatro semanas antes das eleições autárquicas – decorre neste fim-de-semana (13 e 14 de Setembro) e inclui a exposição Sonho Manifesto!, que reúne trabalhos inéditos e outros da Colecção de Arte Contemporânea do Estado, de artistas consagrados como Maria Helena Vieira da Silva, Pedro Cabrita Reis e Ângelo de Sousa ou Alberto Carneiro e Ana Vieira.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ