Saúde

Sofia Lisboa é embaixadora do ‘Leiria Tem Saúde’

6 jun 2017 00:00

A artista e ex-vocalista dos Silence 4 foi apresentada na segunda-feira.

sofia-lisboa-e-embaixadora-do-leiria-tem-saude-6574

Sofia Lisboa admitiu o seu entusiasmo em aliar-se a uma iniciativa que tem como finalidade contribuir para a construção de um concelho mais saudável.

Na sessão de apresentação do Leiria tem Saúde, foi revelado que foram aprovadas duas candidaturas a projectos comunitários na área da saúde, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria: o Teen Power e o Movida

O primeiro destina-se a jovens entre os 12  e os 16 anos e tem como objectivo a promoção de estilos de vida saudáveis e prevenção da obesidade e sedentarismo. 

Já o Movida é destinado à população adulta, com vista à promoção da prática de exercício físico associado a um estilo de vida saudável.

Para este fim, será desenvolvida uma aplicação disponibilizada em vários pontos do percurso Polis, que aplica um plano de exercício físico adaptado a cada utilizador prescrito pelo médico de família. 

Ao descarregar esta aplicação no telemóvel, o utilizador tem acesso aos exercícios e é enviada ao médico a informação relativa à prática deste plano, conseguindo-se assim uma interacção doente-médico.

O Movida tem como principal alvo a população já referenciada, nomeadamente doentes com diabetes ou com predisposição a desenvolver esta patologia.

Orgulho e dever cívico
“É uma honra, um orgulho e também um dever cívico”, disse Sofia Lisboa, a propósito da sua nomeação no Leiria Tem Saúde, destacando a importância desta iniciativa que disse ser muito querida para si, em virtude da sua própria experiência pessoal na luta contra o cancro.

“A Câmara, assim, proporciona mais saúde aos munícipes, com os vários parceiros, que são entidades idóneas”, referiu a nova embaixadora do Leiria Tem Saúde, destacando também a descentralização levada a cabo nas freguesias do concelho aonde a iniciativa se desloca.

Durante a conferência de imprensa, deu também como exemplos de áreas a serem intervencionadas como a da saúde oral, visual, postura e apoio psicológico, onde gostaria de desenvolver acções.

“Tenho na manga alguns projectos, juntamente com os parceiros, nomeadamente, alertar a população para a importância da saúde oral”, disse, realçando a correlação entre os problemas de saúde oral e alguns tipos de cancro, “além da questão estética”.

Na sessão, o presidente da Câmara de Leiria, Raul Castro, agradeceu a generosidade de Sofia Lisboa, por se associar a este importante projecto do Município.

“O seu envolvimento constitui um exemplo de intervenção cívica e uma mais-valia para o Leiria Tem Saúde”, disse o autarca, que fez uma apresentação do trabalho que está a ser desenvolvido em conjunto com os parceiros do município nesta área: Associação Carlotazinha, Appeas - Associação Portuguesa para o Envelhecimento Ativo e Saudável, Associação Portuguesa de AVC, Centro Hospitalar de S. Francisco, Hospital D. Manuel de Aguiar, Instituto Politécnico de Leiria e Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Destacou os resultados “muito animadores” das iniciativas desenvolvidas com os parceiros que, em alguns casos, permitiram inclusivamente detectar e resolver problemas de saúde de leirienses que poderiam ter tido um desenvolvimento mais crítico.