Sociedade

Sob o Mesmo Céu: a Ilha dos Sons (vídeo)

14 dez 2020 18:20

Crianças e jovens trabalham com o Casota Collective para criar instrumentos musicais a partir de lãs, latas e colheres de pau, entre outros materiais

A caminho da Ilha dos Sons, os participantes do projecto Sob o Mesmo Céu fizeram escala no espaço Serra, onde mora o colectivo Casota.

A futura Ilha dos Sons será uma instalação com instrumentos musicais construídos maioritariamente a partir de materiais reutilizados, como, por exemplo, lãs, latas e colheres de pau.

No Serra, um refúgio para a criatividade nos arredores de Leiria, com ateliês, oficinas, estúdios e salas de ensaio, o Casota Collective e as crianças e jovens residentes na Quinta do Alçada desenvolveram diversas actividades que têm a Ilha dos Sons como destino.

A sessão, documentada em vídeo por Tiago Gomes, decorreu no mês de Novembro.

Até ao final de 2021, a Ilha dos Sons estará pronta para ser oferecida à Quinta do Alçada e colocada na rua, com o objectivo de servir os moradores do bairro.

“Temos a noção que é preciso civismo” e “encontrar o espaço ideal” de modo a “respeitar todas as pessoas”, salienta Gui Garrido, director artístico do projecto Sob o Mesmo Céu.

Segundo Miguel Ferraz, do colectivo Casota, as crianças e jovens têm cooperado activamente em todas as fases do processo, da ideia à construção dos instrumentos musicais.

Promovido pela associação InPulsar, o projecto Sob o Mesmo Céu tem coordenação técnica de Marta Mendes e é apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian através da iniciativa Partis, que visa fomentar práticas artísticas para a inclusão social. Nele colaboram, além do Casota Collective, o colectivo Til e o projecto Uivo.