Sociedade

Skate Park de São Romão em obras a partir de segunda-feira

1 ago 2023 09:19

Orçada em 153 mil euros, a intervenção contempla a colocação de um novo piso em betão e a alterações no recinto, com a construção de novos “equipamentos/obstáculos”.

skate-park-de-sao-romao-em-obras-a-partir-de-segunda-feira
Intervenção irá criar “uma pista do tipo street, inspirada nas ruas das cidades"
DR

O Skate Park de São Romão, em Leiria, vai entrar em obras a partir de segunda-feira, dia 7, prevendo-se que os trabalhos se prolonguem por 90 dias. Orçada em 153 mil euros, a intervenção contempla a colocação de um novo piso em betão e a alterações no recinto, com a construção de novos “equipamentos/obstáculos”.

Com cerca de 2.265 metros quadrados (m2), o parque será intervencionado “em toda a sua área”. O objectivo, explica a câmara, é criar “uma pista do tipo street, inspirada nas ruas das cidades, ou seja, com palcos, descidas, corrimão, entre outros obstáculos que possam imitar uma situação semelhante ao design urbano”. Em relação ao pavimento, prevê-se a colocação de um novo, “de elevada resistência”, bem como “a alteração, readaptação e construção de equipamentos/obstáculos”.

Segundo os vereadores Carlos Palheira e Ricardo Gomes, a intervenção visa também “melhorar as condições de segurança do equipamento, com a criação de elementos” que reforce essa componente e com a eliminação de “riscos existentes para os utilizadores”.

Criado no âmbito do programa Polis, o skate park de São Romão foi inaugurado em 2006. “Esta empreitada torna-se necessária, já que o espaço apresenta equipamentos obsoletos, desgaste e degradação, provocados pela intensa utilização e pelo envelhecimento natural dos materiais de construção”, justifica o município.

Na resposta ao pedido de informação do JORNAL DE LEIRIA, os vereadores salientam que, com a reabilitação do espaço, “pretende-se criar condições para um desenvolvimento sustentado de apoio ao desporto e ao lazer, tendo em vista a prática das diversas modalidades em segurança, e, simultaneamente, para promoção da proximidade das várias faixas etárias”.

Além da estrutura existente em São Romão, Leiria dispõe de um outro skate park, localizado no Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca (Parque do Avião). Este espaço foi criado em 2016, concretizando um projeto que o município delineou “em conjunto” com os praticantes de desportos radicais.