Sociedade
Sindicato denuncia "abandono" da Reserva Natural das Berlengas
Sem gerador, sem embarcação, sem condições de habitabilidade
O SinFAP — Sindicato Independente dos Trabalhadores da Floresta, Ambiente e Protecção Civil denunciou em comunicado as condições em que se encontra a vigilância da Reserva Natural das Berlengas, classificando a situação de inaceitável e insustentável.
Na origem, refere a entidade, está a falta de investimento do Instituto da Conservação, da Natureza e das Florestas (ICNF) e do Ministério do Ambiente, apesar de repetidos alertas do sindicato que ficaram sem resposta.
No terreno, os Vigilantes da Natureza não dispõem de condições mínimas de operação: não existe embarcação para transporte de pessoas, mantimentos ou fiscalização, a mota utilizada nas deslocações na ilha está avariada, o gerador está inoperacional e a habitação de serviço não reúne condições de habitabilidade dignas.
O sindicato aponta o paradoxo financeiro: o sistema Berlenga Pass gera anualmente receitas superiores a 700 mil euros para o ICNF, mas esse valor não se traduz em qualquer investimento na reabilitação das condições de trabalho dos vigilantes.
"Sem presença permanente e meios operacionais, a área marinha protegida fica exposta ao saque, os visitantes circulam fora dos trilhos autorizados e a flora endémica enfrenta ameaça crescente", alerta o SinFAP.
Está igualmente em causa a continuidade de projectos de conservação como o controlo de natalidade de gaivotas-de-patas-amarelas, em curso há 27 anos.