Viver

Sinais. As últimas crónicas de Fernando Alves na TSF apresentadas em Leiria na livraria Arquivo

25 mar 2024 17:50

A apresentação do livro “Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF” vai decorrer na quinta-feira

sinais-as-ultimas-cronicas-de-fernando-alves-na-tsf-apresentadas-em-leiria-na-livraria-arquivo
Todas as manhãs, durante anos, “uma anotação pessoalíssima do andar dos dias”
Arlindo Homem / Ministério da Cultura

A livraria Arquivo, em Leiria, recebe na próxima quinta-feira, 28 de Março, pelas 18:30 horas, a apresentação do livro Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF, de Fernando Alves, com a presença do autor.

O Governo português concedeu recentemente a Medalha de Mérito Cultural a Fernando Alves numa cerimónia que decorreu na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa.

Nascido em Lisboa em 1954, Fernando Alves viveu grande parte da infância e juventude em Angola, onde começou a trabalhar na rádio, ainda na adolescência.

Depois de regressar a Portugal em finais de 1975, passou pela Antena 1, antes de, no final da década de 1980, se tornar um dos fundadores da cooperativa de jornalistas que deu origem à TSF, estação onde permaneceu por três décadas e meia e que abandonou no ano passado.

Na nota publicada em Diário da República a propósito da distinção atribuída pelo Governo, pode ler-se que ao longo da carreira Fernando Alves se destacou como autor de programas marcantes, entre os quais Búzio Ardente, O Postigo da Noite, A Espuma dos Dias, Onde Nos Levam os Caminhos, Viagem a Portugal ou Sinais, crónica que escreveu e disse na rádio, todas as manhãs, durante décadas.

“Anotação pessoalíssima do andar dos dias, dos paradoxos, das mais perturbadoras singularidades”, pode ler-se na descrição do podcast nas plataformas de streaming.

Fernando Alves, que se notabilizou também como repórter e editor de informação, está, entretanto, de volta à rádio com o programa Tão Longe, Tão Perto, na Antena 1, e participa também no podcast Um Pouco Mais de Azul com Rita Taborda Duarte e Francisco Louçã.

Sinais. As últimas 50 crónicas na TSF é uma edição da Âncora Editora.