Sociedade

Sexta-feira, 500 Magalhães limpam praias da Marinha Grande

9 nov 2022 09:49

Acção visa mobilizar comunidade escolar para a protecção dos ecossistemas marinhos

sexta-feira-500-magalhaes-limpam-praias-da-marinha-grande
Praia da Vieira
Ricardo Graça/Arquivo

Realiza-se na próxima sexta-feira, a partir das 9 horas, a acção 500 Magalhães limpam as praias na Marinha Grande, numa parceria do Município da Marinha Grande com a Estrutura de Missão do V Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação.

A acção 500 Magalhães limpam as praias tem como objectivo "mobilizar a comunidade escolar do 3.º ciclo e secundário, do concelho da Marinha Grande, para a protecção dos ecossistemas marinhos através de uma acção de recolha de lixo marinho nos areais de três praias do concelho", informa a autarquia em nota de imprensa.

"Pretende-se actuar junto da população escolar promovendo o conhecimento sobre a viagem de circum-navegação e a importância do seu contributo à escala mundial convertendo o seu legado numa sinergia que potencia o intercâmbio educativo e ambiental numa acção de cidadania activa", contextualiza ainda.

Esta iniciativa, expõe a autarquia, vai ser participada por cerca de 300 alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho, que vão limpar a Praia da Vieira, a Praia Velha e a praia de São Pedro de Moel.

O programa tem início pelas 9 horas, com saída dos alunos das escolas em autocarro para as praias, seguida da actividade em cada uma das praias, a partir das 3:30 horas.

Pelas 12 horas, está prevista a chegada do primeiro grupo de alunos ao Parque Municipal de Exposições, onde são distribuídos os snacks/almoço.

Pelas 13:30 horas, haverá distribuição de castanhas e discursos oficiais. Pelas 14 horas tem início a actuação do grupo de dança Momentum Crew e e o fim da actividade está marcado para as 15 horas.