Sociedade

Setenta ocorrências registadas hoje no distrito de Leiria

14 set 2021 17:57

Os pedidos de socorro de maior relevo são inundações

setenta-ocorrencias-registadas-hoje-no-distrito-de-leiria
Os concelhos mais afectados são Leiria, Alcobaça e Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo

Setenta ocorrências relacionadas com o mau tempo foram registadas entre as 00:00 e as 16:30 de hoje no distrito de Leiria, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

“Neste momento, o balanço que fazemos, das 00:00 até às 16:30 horas, é que houve um total de 70 ocorrências, com 204 elementos envolvidos”, afirmou a mesma fonte.

Segundo o CDOS, “as ocorrências de maior relevo são inundações – 60 neste período -, quedas de árvores, movimento de terras e limpeza de vias”.

“Os concelhos mais afectados são Leiria, Alcobaça e Marinha Grande”, referiu a fonte, salientando que “não há vítimas”, mas há “danos materiais que ainda não estão contabilizados”.

Fonte do Serviço Municipal da Protecção Civil de Leiria adiantou que no concelho “houve algumas ocorrências na freguesia da Maceira, com algumas habitações e empresas a registarem inundações”.

“Tivemos ainda situações pontuais na cidade. Os casos reportados não são graves, e estamos a monitorizar e a acompanhar a situação”, declarou esta fonte.

No concelho de Alcobaça, a freguesia de Pataias foi das mais afectadas, com os bombeiros a contabilizarem 11 ocorrências durante a tarde, disse à Lusa o comandante dos bombeiros, Leandro Bernardino.

"A maior parte das chamadas foi para garagens inundadas e vias públicas obstruídas, mas registaram-se também inundações em dois restaurantes, nas praias da Parede e Pedra do Ouro", afirmou.

De acordo com o mesmo responsável, há apenas danos materiais e às 17 horas estavam ainda no terreno 15 operacionais apoiados por sete veículos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito de Leiria sob aviso laranja até às 18 horas, prevendo “aguaceiros, por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e de rajadas de vento forte”.

Entre as 18 e as 21 horas o aviso passa a amarelo, o mesmo que estará em vigor na quarta-feira entre as 9 e as 18 horas.