Saúde

Serviço de Oncologia Médica, Hospital de Dia Polivalente e Cuidados Paliativos unidos em Leiria

25 jul 2023 09:12

Nova unidade multidisciplinar tem acesso pelo exterior do Hospital de Santo André

servico-de-oncologia-medica-hospital-de-dia-polivalente-e-cuidados-paliativos-unidos-em-leiria
Acesso faz-se pelo exterior, junto ao parque de estacionamento 3
Sérgio Claro

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) reformulou o espaço da antiga ADR-SU (Área Dedicada a Doentes com suspeita de Infecção Respiratória no Serviço de Urgência), do Hospital de Santo André (HSA), em Leiria, o que permitiu juntar o Serviço de Oncologia Médica, o Hospital de Dia Polivalente e a Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos (EIHSCP).

O novo espaço, que começou a funcionar esta segunda-feira, permitiu aumentar a capacidade e a qualidade de resposta das áreas médicas envolvidas, aumentar o número de gabinetes médicos, e melhorar as condições de atendimento e tratamento dos doentes e as condições de trabalho dos seus profissionais, refere uma nota de imprensa do CHL.

"O Hospital de Dia é uma unidade orgânica funcional, onde o doente pode receber os cuidados de saúde de diagnóstico ou terapêutica de forma programada e que permanece sob vigilância médica ou de enfermagem, por um período inferior a 24 horas", lê-se no comunicado.

Esta nova área disponibiliza uma sala de tratamentos para quimioterapia, que garante a privacidade do doente, três salas de tratamentos para doentes não oncológicos, uma sala para instalação vesical, cinco gabinetes médicos, gabinete do enfermeiro chefe, sala de medicação, gabinete de trabalho, gabinete para colheitas de enfermagem, sala de reuniões, área de admissão e sala de espera, gabinete para pequenas cirurgias, vestiários, instalações sanitárias, sujos e limpos, e copa para profissionais.

A unidade multidisciplinar, cujo acesso dos utentes é feito a partir do exterior, numa entrada em frente ao parque de estacionamento 3, funciona de segunda a sexta-feira.

Hospital de Dia Polivalente e Serviço de Oncologia Médica (Hospital de Dia de Oncologia, consulta de Oncologia Médica e reunião de Decisão Terapêutica), está em funcionamento das 8:00 às 20:00 horas, e o EIHSCP, das 9:00 às 18:00 horas, que abrange consulta e hospital de dia.

De referir que no Hospital de Dia Polivalente é feita a administração terapêutica e procedimentos de diagnóstico e terapêuticas nas áreas de Cirurgia Geral, Dermatologia, Gastrenterologia, Hematologia, Medicina Interna, Nefrologia, Neurologia, Oftalmologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia, explica o CHL.

Este projeto de reformulação contou com um investimento aproximado de 600 mil euros, considerando cerca de 353 mil euros relativos à empreitada e perto de 243 mil euros gastos com equipamentos.

"O novo espaço multidisciplinar foi concebido de acordo com as necessidades destes serviços, possibilita uma melhor prestação de cuidados, com mais condições e assegura um maior conforto para os nossos utentes", adianta Licínio de Carvalho, citado na nota de imprensa.

O presidente do Conselho de Administração do CHL acrescenta que "as antigas instalações do Hospital de Dia Polivalente, do Serviço de Oncologia Médica e da Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos do CHL não acompanharam o crescimento assinalável dos últimos anos da sua actividade assistencial, pelo que era premente garantir um novo espaço que permitisse a consolidação dessa evolução e assegurar melhores condições de trabalho para os profissionais que integram estas equipas especializadas".