Economia

Ser cidade industrial sustentável é o desafio da Marinha Grande

18 out 2022 10:00

Energia e clima suscitam reflexão de agentes locais

ser-cidade-industrial-sustentavel-e-o-desafio-da-marinha-grande
.
Ricardo Graça/Arquivo
Daniela Franco Sousa

Promover a instalação de colectores solares térmicos e energéticos e também o uso de biomassa florestal e resíduos florestais como combustível para a produção sustentável de diversas formas de energia final são algumas das muitas medidas sugeridas no Plano de Acção para a Energia Sustentável e para o Clima da Marinha Grande, que foi discutido com vários agentes locais, num workshop que se realizou segunda-feira no Auditório do Edifício da Resinagem e que terá novas sessões em Novembro e Dezembro.

Sofia Martins, engenheira da IrRADIARE, empresa que está a desenvolver este plano em articulação com o Município da Marinha Grande, explicou que os objectivos deste documento são: conhecer e caracterizar a realidade local, fazendo também projecções sobre o futuro, sensibilizar, promover a cooperação a nível nacional e internacional e reduzir as vulnerabilidades em matéria de energia.

Isto porque, até 2100, são previstas grandes alterações no concelho (entre as quais o aumento da temperatura média anual, ondas de calor mais frequentes, diminuição da precipitação, aumento de fenómenos extremos como ventos fortes e tempestades), situações que contribuirão para o aumento dos incêndios, mais problemas de saúde relacionados com a qualidade do ar, mas também danos nas cadeias de produção.

Este documento, realçou Aurélio Ferreira, presidente do munic&i

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ