Sociedade

Seniores entre os 70 e os 90 anos de idade partilharam saberes

1 jun 2016 00:00

Seminário ‘À Descoberta Das Palavras’ aconteceu na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria

Fotografia: DR

Seniores, projectos pessoais e qualidade de vida foi o tema abordado ontem, dia 31, durante o Seminário À Descoberta Das Palavras, que se realizou na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), do Instituto Politécnico de Leiria. 

O evento serviu para a apresentação do projecto que actua ao nível da alfabetização, intervenção social, comunitária e cultural com idosos, sob a alçada da Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça (concelho de Leiria). 

O seminário realizou-se no âmbito e foi contextualizado na Unidade Curricular de Problemas Sociais da Cultura Contemporânea na temática de Contextos e Trajectórias de Vida, tendo contado com intervenções dos docentes da ESECS Ricardo Vieira e Vera Repolho e, como oradores convidados, Susana Laranjeiro, educadora social da Junta de Freguesia de Santa Catarina da Serra e Chainça, Ana Paula Costa. adjunta da Direcção do Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra, e de Graciete Rodrigues e Lurdes Alves, professoras voluntárias.

Na sessão, Faustino, Rosa, Isaura e Maria Inácia, protagonistas deste projecto, partilharam a experiência de fazerem parte na turma sénior.

O Seminário À Descoberta Das Palavras teve como organizadores o Departamento de Ciências Sociais, Curso de Serviço Social, Curso de Educação Social, TeSP de Intervenção Social e Comunitária, Mestrado em Mediação Intercultural e Intervenção Social e CICS.NOVA.IPLeiria.