Sociedade

Seminário de Leiria cede casa para acolher ucranianos que estavam no estádio

31 jan 2023 17:47

O concelho recebeu cerca de 300 refugiados desde o início da guerra

seminario-de-leiria-cede-casa-para-acolher-ucranianos-que-estavam-no-estadio
Maria Anabela Silva

O Seminário Diocesano de Leiria cedeu uma casa, localizada em São Romão, para acolher 11 cidadãos ucranianos – seis crianças e cinco adultos -, que estavam a viver nos camarotes do estádio de Leiria desde Março do ano passado.

A moradia, onde funcionou uma congregação religiosa, foi requalificada e equipada por vários parceiros e vai agora funcionar como alojamento de transição.

“O estádio cumpriu um papel muito importante, durante um ano. Passado este tempo, o espaço tinha de ser outro, mais próximo daquilo a que chamamos casa”, diz Ana Valentim, vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara de Leiria, que destaca o trabalho de “parceria” no apoio aos cidadãos deslocados da Ucrânia.

No total, o concelho recebeu cerca de 300 refugiados. Destes, continuam a receber apoio da rede liderada pela câmara as famílias agora acolhidas na casa do seminário, onde se e um pequeno grupo que continua no bairro da cimenteira, na Maceira.

Os restantes “autonomizaram-se” ou regressaram à Ucrânia.

A requalificação da moradia de São Romão contou com o trabalho voluntário de cerca de 30 colaborares do Leroy Merlin, que cedeu equipamento e os materiais para a intervenção.