Sociedade

Semana Nacional do Turismo Industrial arranca esta sexta-feira na Marinha Grande

6 abr 2022 10:27

A primeira edição da iniciativa pretende “divulgar o turismo industrial como produto turístico”

semana-nacional-do-turismo-industrial-arranca-esta-sexta-feira-na-marinha-grande
Entre 8 e 14 de Abril, serão realizadas diversas iniciativas a nível nacional.
Clement Philipe@Unsplash

O Centro Empresarial da Marinha Grande acolhe na sexta-feira a sessão de abertura da Semana Nacional do Turismo Industrial – À Descoberta do Turismo Industrial, cujo objectivo é “divulgar o turismo industrial como produto turístico, que se tem vindo a consolidar em Portugal”.

O município explica, em nota de imprensa, que os organizadores defendem um “incremento de uma oferta suportada em visitas a fábricas em laboração, a equipamentos museológicos ligados a antigos complexos industriais e a um ‘saber fazer’, complementadas com diferentes experiências de contacto com os produtos e processos produtivos”.

“São já várias as empresas e municípios de todo o País que dinamizam iniciativas de Turismo Industrial”, frisa o documento, destacando a contribuição destas entidades “para um melhor conhecimento da produção nacional, distinta na tradição e na modernidade”.

Entre 8 e 14 de Abril, serão realizadas diversas iniciativas a nível nacional.

A sexta-feira será marcada pela sessão de abertura, que tem início às 10 horas, e a apresentação “Turismo Industrial: um produto nacional em estruturação I Agenda nacional”.

Às 12 horas, no pólo da Marinha Grade do Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica, será feita uma demonstração de vidro soprado, o desenvolvimento de uma peça ao vivo e a elaboração da peça comemorativa respectiva a esta primeira edição da Semana Nacional do Turismo Industrial, para além de um “concerto improvável” de Roberto Batista, inserido no projecto “Portugal Acústico – Nos Braços do Património”.

No dia seguinte, às 11 horas, será feita uma visita guiada à exposição temporária "O Vidro na Marinha Grande, Histórias da IVIMA", onde será recordado “o percurso e a produção de uma das principais empresas do sector na segunda metade do século XX”. Comissariada pelo historiador de arte Pedro Moura Carvalho, a exposição “apresenta peças da sua colecção particular e das colecções dos marinhenses Virgílio Guerra Marques e Fernando Gregório”.

No mesmo dia, está planeado um ateliê de pintura sobre vidro no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro às 15 horas.

A 11, 12 e 13 de Abril, entre as 14:30 e 16:30 horas, serão realizadas visitas guiadas à Planimolda, S.A., cujas inscrições devem ser feitas previamente através do email rh@planimolde.pt.

De 8 a 14 de Abril, com a excepção do dia 10, será possível visitar o Estúdio de Vidro Poeiras Glass, onde são peças manualmente, sendo possível ver fornos, ferramentas, moldes, entre outros. A exposição está aberta das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

A Semana Nacional do Turismo Industrial foi organizada pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial, em parceria com o Município da Marinha Grande.