Sociedade

Semana mais internacional no IPLeiria até sexta-feira

2 mai 2016 00:00

Evento inclui workshops, exibições, visitas guiadas e mostras gastronómicas

semana-mais-internacional-no-ipleiria-ate-sexta-feira-3952

Está a decorrer de hoje até à próxima sexta-feira, dia 6, a semana mais internacional do ano no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria).

A Semana Internacional toma de assalto o IPLeiria, num ambiente multicultural poliglota. Com o objectivo de promover a multiculturalidade, troca de saberes e de experiências e proporcionar o convívio entre as várias nacionalidades, cada escola terá o seu dia internacional, com realização de várias atividades como exposições, mostras culturais, visitas a monumentos e pontos de interesse da região, refeições temáticas, workshops, conferências e aulas abertas, refere a instituição em comunicado.

Na Semana Internacional visitam o IPLeiria cerca de 70 professores e pessoal técnico de 19 países (Polónia, Itália, Bulgária, Turquia, Inglaterra, Grécia, Espanha, Áustria, Eslovénia, Croácia, Roménia, Finlândia, República Checa, Chipre, Hungria, França, Lituânia, e Alemanha), que se juntam aos 800 estudantes internacionais que frequentam ciclos de estudos completos ou programas de mobilidade.

Depois da recepção aos participantes no IPLeiria, hoje pelas 17:30 horas realiza-se um networking no Castelo de Leiria, com um porto de honra. Segue-se, a 3 de Maio, o dia dedicado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão e à Escola Superior de Saúde, com diversas actividades nas duas escolas e uma visita ao Mosteiro da Batalha, sendo que a partir das 19:30 horas terá lugar um barbecue no campus 2.

Na quarta-feira,  dia 4, decorrem as actividades da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que contemplam um almoço internacional, ao qual se segue a Tarde intercultural between cultures, com música e danças da Indonésia, um chá das cinco, e uma mostra de artes marciais chinesas.

Na quinta-feira, dia 5, as actividades continuam na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha, destacando-se uma visita à vila de Óbidos e o jantar internacional nesta escola, a partir das 20 horas.

A Semana Internacional termina com chave de ouro na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, com um workshop de cozinha tradicional, onde os participantes terão a oportunidade de elaborar receitas originais com base em ingredientes pré-selecionados. Seguindo-se o almoço internacional e uma visita guiada a Peniche e ao Cabo Carvoeiro, com paragens no regresso nas cidades da Nazaré e São Pedro de Moel.