Economia

Semana de Moldes debate desafios do cluster Engineering & Tooling from Portugal

21 nov 2021 12:50

Iniciativa começa esta segunda-feira na Marinha Grande e deverá ter “grande impacto e visibilidade internacional para as indústrias do sector dos moldes e ferramentas

semana-de-moldes-debate-desafios-do-cluster-engineering-and-tooling-from-portugal
.
Ricardo Graça

O cluster Engineering & Tooling from Portugal vai estar em destaque de 22 a 26 deste mês, em mais uma edição da Semana de Moldes, organizada pelo Centimfe, Cefamol e Pool-Net, da Marinha Grande.

Este ano realiza-se em formato misto, com sessões online e algumas presenciais, na Marinha Grande, e deverá ter “grande impacto e visibilidade internacional para as indústrias do cluster”, espera a organização.

A sessão de abertura decorre amanhã, às 10 horas, com intervenções de João Faustino, presidente da Cefamol, de João Neves, secretário de Estado da Economia, de Jean-David Malo, director do Conselho Europeu de Inovação, e de Nuno Silva, presidente do Centimfe, e será transmitida online.

De tarde, terá lugar a conferência RDP – Rapid Product Development. Em cima da mesa estarão dois grandes temas:Transição verde - rumo a um sistema industrial sustentável e Transição digital - nova estratégia industrial. A conferência será transmitida online.

Ao longo da semana haverá workshops, apresentações de projectos de ID&T, seminários técnicos, talentum days, e visitas de jornalistas internacioais a empresas.

Para dia 26 está agendada a conferência internacional Moldes Portugal 2021, com início às 10.30 horas, que terá transmissão online.

Previstas as intervenções de João Faustino, de Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, de José Camacho (BIDD/Universidade Europeia), de Martin Bock (Audi), de Christoph Dorr (Alabama Department of Commerce), de Hakim Abdelmoumen (AMICA), de José Dantas (Yudo) e de José Silva (Hasco).

“Num ambiente de profundas alterações socioeconómicas, com uma lenta retoma do mercado e rápida evolução tecnológica, o desafio da competitividade e sustentabilidade obriga as empresas a desenvolverem novas competências, a implementar modelos inovadores de organização e optimização de processos, reforçando a notoriedade e reconhecimento do sector a nível global”, lembra a organização.

“A ênfase deverá ser colocada no desenvolvimento de capacidades que promovam o aumento de oportunidades, maximizando assim o conhecimento, a experiência e o potencial tecnológico instalado. Cada vez mais, a assimilação e o uso eficiente da informação em conjunto com a inovação assumem características primordiais na abordagem ao mercado internacional”.

“Numa organização dinâmica, a interacção com as áreas envolventes, o estabelecimento de redes de cooperação, a identificação correcta de forças orientadoras e a capacidade das dinâmicas de mudança são factores chave aquando do desenvolvimento de estratégias. Na essência, tais competências serão críticas para o sucesso das organizações”.

“Com este objectivo em mente, e como resultado de esforços concertados, será promovido pela associação Cefamol um fórum de reflexão e debate sobre as principais tendências e perspectivas para o desenvolvimento da indústria de moldes a nível mundial”. Este fórum é a conferência internacional Moldes Portugal 2021.