Economia

Sem ligação à rede eléctrica, MD Plastics acumula prejuízos

22 set 2016 00:00

Empresa situada em Valado dos Frades lamenta os "diferentes entendimentos" da EDP Distribuição e da Câmara da Nazaré, dizendo ser a principal prejudicada

sem-ligacao-a-rede-electrica-md-plastics-acumula-prejuizos-5064
Raquel de Sousa Silva

Investimento na ordem dos dez milhões de euros, a nova fábrica da MD Plastics, situada na Área de Localização Empresarial de Valado dos Frades, só consegue utilizar metade da sua capacidade instalada porque não está ainda ligada à rede pública de electricidade. Os prejuízos directos, “superiores a 60 mil euros por mês”, acumulam-se desde Novembro.

De acordo com o Grupo MD, no qual se insere aquela unidade, o problema reside no facto de a Câmara da Nazaré “não aceitar entregar”, “a título de propriedade e posse”, as infra-estruturas eléctricas de média tensão daquela Área Empresarial à EDP, para que sejam ligadas à rede pública.

O grupo lamenta ainda a conduta da autarquia, “na pessoa” do seu presidente, Walter Chicharro, que apesar de “notificado de uma sentença proferida no âmbito de uma providência cautelar” do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria, “posteriormente confirmada pelo Tribunal Central Administrativo do Sul no âmbito do recurso apresentado pelo município, manteve a opção de não a acatar, encontrando-se em desrespeito da mesma”.

“Impossibilitada de ser fornecida” pela EDP, a MD Plastics viu-se obrigada a recorrer a geradores para funcionar, mas não consegue tirar partido de toda a capacidade instalada. Está a ter “prejuízos directos” de 60 mil euros por mês, devido aos custos com os equipamentos e com combustível. A estes juntam-se as perdas indirectas decorrentes do não cumprimento de compromissos assumidos com clientes, aponta.

A MD Plastics convocou para amanhã, sexta-feira, uma conferência de imprensa para dar conta desta situação.

Contactado pelo JORNAL DE LEIRIA ontem de manhã, o presidente da Câmara da Nazaré informou que a autarquia estava a preparar um comunicado sobre o assunto que seria entretanto divulgado. Tal ainda não aconteceu.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.