Sociedade

Seis árvores em “risco de queda” vão ser abatidas em Leiria 

7 jun 2022 16:27

Município alega que as árvores se encontram em situação iminente de queda e que representam risco para bens e pessoas.

seis-arvores-em-risco-de-queda-vao-ser-abatidas-em-leiria
Um dos exemplares a abater é um ‘Schinus molle’, que se encontra no Jardim Luís de Camões.
DR

A Câmara de Leiria vai cortar seis árvores na cidade por se encontrarem “em situação iminente de queda e que representam risco para bens e pessoas”.

Numa nota de imprensa, a autarquia explica que o corte foi decidido após uma avaliação à estabilidade das árvores. “Com base em critérios técnicos, concluído que a melhor opção seria o seu abate”, esclarece o município. 

As árvores em causa são dois exemplares de ‘Acer negundo’, espécie classificada como invasora, que se encontram na rua Tenente Valadim e na Urbanização Vale da Fonte; e três ‘Prunus cerasifera’, que estão no separador avenida Dr.º Francisco Sá Carneiro, e um ‘Schinus molle’, localizado no Jardim Luís de Camões.

“Dado a sua situação de fragilidade”, as árvores estavam a ser monitorizadas pelos serviços municipais, “não tendo sido possível” reverter “o evidente estado de deterioração que apresentavam”, esclarece a nota de imprensa. 

A câmara promete plantar novos exemplares no local onde estão as árvores a abater, uma plantação que será feita “no momento mais indicado para o efeito, de forma a garantir a sobrevivência das novas árvores”.