Sociedade

Secundária Francisco Rodrigues Lobo organiza semana dedicada à saúde

9 jan 2024 16:36

A actividade física, saúde mental e sexualidade serão temas a abordar

secundaria-francisco-rodrigues-lobo-debruca-se-sobre-a-saude

 

 

"Com o objectivo de sensibilizar toda a comunidade educativa para a importância que um estilo de vida saudável tem na saúde, bem-estar e qualidade de vida de cada um”, as professoras Fátima Carvalho e Sara de Brito, do Projecto de Educação para a Saúde e Sexualidade (PESES), da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo, em Leiria, estão a organizar a III Semana da Saúde, que decorre entre os dias 10, 11 e 12 de Janeiro.

A iniciativa, que tem o apoio das psicólogas Célia Lopes e Catarina Oliveira do Serviço de Psicologia e Orientação, arranca esta quarta-feira com o Show da Vida: Actividade Física, Sabor e Nutrição (10.º ano).

No dia 11, quinta-feira, o tema enfoque é Equilíbrio Vital: Actividade Física e Saúde Mental (11.º ano), e na sexta-feira, dia 12, destaque para Conexões Íntimas: Sexualidade e Afectos (12.º ano).

Apesar de existirem actividades específicas para cada um dos anos de escolaridade, serão também realizadas outras actividades paralelas, como um rastreio de saúde, vários showcooking da responsabilidade dos alunos do Curso de Cozinha da Escola Profissional de Leiria e de João Ribeiro, concorrente do concurso Masterchef - RTP1, a divulgação de diferentes cursos da Escola Superior de Saúde de Leiria, várias bancas com informação, momentos culturais e de animação a cargo da Associação de Estudantes, informa um comunicado.

Haverá actividades físicas no polidesportivo coberto e a degustação de sobremesas dos participantes no concurso para eleger a Melhor Sobremesa Saudável. As sobremesas sujeitas a avaliação poderão ser degustadas mediante um “donativo”, que irá reverter para o Gabinete de Apoio ao Aluno.

Para os 10.º e 11.º anos, as actividades "âncora" são um peddy-paper para o qual foi solicitada a colaboração da Escola Superior de Saúde, através da coordenadora da licenciatura de Nutrição Cátia Pontes, e da Escola das Emoções, com o apoio de Rita Felizardo.

Nestas actividades, os alunos irão desenvolver competências relacionadas com os temas específicos do seu ano e também de espírito de equipa, identidade, liderança, cooperação, tomada de decisão, entre outras, refere uma nota de imprensa.

Para o 12.º ano serão dinamizadas várias Salas Temáticas, que abordarão diferentes temas.

 

Durante os três dias, será construído um mural da Semana da Saúde, colocado no átrio da escola, com os brasões, lemas das equipas e "testemunhos" dos alunos, professores assistentes operacionais e encarregados de educação.

 

Esta Semana terá também a colaboração do Improviso, grupo de teatro da escola, alunos do ensino especial, associação de estudantes e do Departamento de Educação Física e da Direcção da escola.