Saúde

Saúde Pública de Leiria organiza fórum para alertar para o uso adequado de antibióticos

14 nov 2023 15:00

Dia Europeu e Semana Mundial dos Antibióticos decorrem 14 a 18 de Novembro

saude-publica-de-leiria-organiza-forum-para-alertar-para-o-uso-adequado-de-antibioticos

A Unidade Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos (UL PPCIRA) do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral (ACES PL) vão organizar um fórum, no próximo dia 16 de Novembro, no auditório do Estádio Dr. Magalhães Pessoa, entre as 9 e as 16:30 horas.

Numa nota da Saúde Pública de Leiria, a resistência aos antimicrobianos e as infecções associadas aos cuidados de saúde constituem um problema de saúde a nível global.

A comemoração do Dia Europeu, no dia 18 de Novembro, e da Semana Mundial dos Antibióticos, de 14 a 18 de Novembro, tem como objectivo promover a utilização adequada dos antibióticos.

Neste sentido, a literacia em saúde tem um papel preponderante junto dos cidadãos.

Do programa constam intervenções sobre Literacia em Antibioterapia nas escolas, Precauções Básicas de Controlo de Infecção (PBCI), PBCI em Cuidados de Saúde Primários e numa Unidade de Saúde Familiar, Perspectiva de Saúde Ambiental no contexto das PBCI, o Papel do Arquitecto nas PBCI, antibióticos - Recurso Finito, One Health - visão do Futuro e Utilização Racional dos Antibióticos.