Sociedade

Sara Gaspar vai liderar jovem Executivo de Pombal

15 dez 2021 18:34

Eleições foram disputadas por 11 candidatos, alunos dos três agrupamentos de escolas

sara-gaspar-vai-liderar-jovem-executivo-de-pombal
Sara Gaspar
DR

Sara Gaspar é aluna do 11.º ano, do curso de Ciências e Tecnologias, no Colégio João de Barros, das Meirinhas (concelho de Pombal), e foi eleita Jovem Autarca de Pombal.

O programa foi promovido, pela primeira vez, pelo Município de Pombal, tendo votado 1.711 alunos (50,58%), num universo total de 3.383 estudantes.

Segundo a autarquia, o programa Jovem Autarca quer desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos.

As eleições foram disputadas por 11 candidatos, alunos dos três agrupamentos concelhos de escolas da Guia, Gualdim Pais e de Pombal, e do Colégio João de Barros.

Sara Gaspar foi eleita com 540 votos. Raquel Marques, aluna do Agrupamento de Escolas da Guia, obteve 353 votos, ficando com o cargo de primeira Vereadora, e Margarida Ribeiro, aluna do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais, conseguiu o lugar de segunda vereadora, com 120 votos.

Às três jovens eleitas juntam-se os restantes oito candidatos - Júlia Vieira, Dinis Marques, Sofia Gonçalves, Francisco Mota, Joana Pedrosa, Maria João Lopes, Raquel Pereira e José Cavalheiro -, como membros da Assembleia de Jovens Autarcas, que trabalharão em conjunto na prossecução das suas propostas.

Ainda em Dezembro, deverá realizar-se a cerimónia de tomada de posse para o mandato de 2021-2022.