Sociedade

São Pedro de Moel e Praia Velha galardoados com Bandeira Azul

28 abr 2022 14:45

Marinha Grande não concorria ao programa há 23 anos. A distrito totaliza 20 praias galardoadas, o número mais elevado de sempre, e o Agroal (Ourém) mantém a distinção.

sao-pedro-de-moel-e-praia-velha-galardoados-com-bandeira-azul
São Pedro de Moel
DR

As praias de São Pedro de Moel e Praia Velha foram galardoadas com a Bandeira Azul, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), na sequência da candidatura apresentada pelo Município da Marinha Grande, que, há 23 anos, não concorria ao programa, informa a autarquia.

O anúncio foi feito hoje, em conferência de imprensa, pelo Júri Nacional do Programa Bandeira Azul, que felicita o Município da Marinha Grande “pelo excelente desempenho na época balnear de 2021, que requereu um envolvimento e um empenho excecionais no cumprimento de regras de segurança, para que todos pudessem usufruir de um local tão saudável como são as nossas praias e solicita o mesmo empenho na época balnear de 2022”.

O presidente de câmara, Aurélio Ferreira, congratula-se “com a atribuição da Bandeira Azul a São Pedro de Moel e Praia Velha, na sequência da nossa decisão de voltar a formular a candidatura a este programa, o que não acontecia há 23 anos. Trata-se de uma distinção importante do ponto de vista ambiental e turístico, que avalia critérios como natureza ambiental, segurança, bem-estar, infra-estruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental”.

O autarca acrescenta que, “em função do resultado obtido com as duas primeiras praias candidatadas, para a época balnear de 2022, é objectivo do município desenvolver acções, para que nos próximos anos possa candidatar as restantes praias do concelho (Praia da Vieira e Pedras Negras), com critérios de elegibilidade, ao Programa Bandeira Azul”.

Além de São Pedro de Moel e da Praia Velha, a

A Bandeira azul vai, este ano, ser hasteada em 20 praias do distrito (incluindo as da Marinha Grande), o que representa um número recorde desde que o galardão começou a ser atribuído há 36 anos. Há ainda a somar o Agroal, no concelho de Ourém, que, tal como aconteceu nas últimas épocas balnear, voltará a hastear este galardão, que distingue as praias pela qualidade das águas e pelos equipamentos e serviços disponibilizados, avaliando um total de 19 critérios.

São estas as praias da região distinguidas com a Bandeira Azul 2022:

Osso da Baleia (Pombal)
Pedrógão-Centro (Leiria)
Pedrógão-Sul (Leiria)
Praia Velha (Marinha Grande)
São Pedro de Moel (Marinha Grande)
Paredes de Vitória (Alcobaça)
São Marinho do Porto (Alcobaça)
Nazaré
Salgado (Nazaré)
Rei do Cortiço (Óbidos)
Bom Sucesso (Óbidos)
Foz do Arelho - Praia Mar (Caldas da Rainha)
Foz do Arelho - Lagoa (Caldas da Rainha)
Balear Norte (Peniche)
Baleal Sul (Peniche)
Consolação (Peniche)
Cova da Alfarroba (Peniche)
Gambôa (Peniche)
São Bernardino (Peniche)
Medão-Supertubos (Peniche)
Agroal (Ourém)

 

Notícia actualizada às 13:23 horas de 29 de Abril de 2022, com a lista das praias da região distinguidas com a Bandeira Azul 2022