Sociedade

Santuário de Fátima com lotação de 15 mil pessoas para a 'Peregrinação dos emigrantes' 

11 ago 2021 14:13

Peregrinação de Agosto começa esta quinta-feira e terá capacidade para acolher o dobro dos fiéis que teve em Maio e Outubro últimos. 

santuario-de-fatima-com-lotacao-de-15-mil-pessoas-para-a-peregrinacao-dos-emigrantes
Durante as celebrações, os fiéis devem permanecer dentro dos círculos desenhados no chão
Ricardo Graça

As celebrações do 13 de Agosto em Fátima (também conhecida por 'peregrinação dos emigrantes') vão poder contar com 15 mil fiéis no recinto de oração, o dobro da lotação máxima que teve em Maio e em Outubro últimos. 

Fonte do Santuário confirma que se mantém o número de lugares definido para as peregrinações de Junho e Julho, que tinha sido fixado em 15 mil pessoas. “ Só Maio deste ano e Outubro do ano passado tiveram lotações diferentes”, nota aquela fonte, num esclarecimento prestado ao JORNAL DE LEIRIA. 

O uso de máscara continua a ser obrigatório, bem com o respeito pelos circuitos desenhados no chão, com os participantes a deverem permanecer dentro dos círculos durante as celebrações.

A peregrinação internacional de Agosto será presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, cardeal Jean-Claude Hollerich, de 61 anos, que dirige a Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia. Já em 2013, o cardeal tinha presidido a esta mesma celebração. 

A peregrinação coincide com a realização da 49ª Semana Nacional de Migrações, que decorre até domingo, dia 15 de Agosto, este ano subordinada ao tema “Rumo a um nós cada vez maior”.

As celebrações religiosas iniciam-se esta quinta-feira, dia 12 com a recitação do rosário, às 21:30 horas, seguindo-se a procissão das velas. No dia seguinte, as cerimónias começam pelas 9:00 horas e terminam com a procissão das velas, ao final da manhã.

Durante a celebração do dia 13, no momento do ofertório, decorrerá o ritual de entrega de trigo a Nossa Senhora, uma prática iniciada há 81 anos pelos paroquianos de Leiria da Acção Católica