Desporto

Salta-se cada vez mais longe na Juventude Vidigalense

16 jun 2016 00:00

Este sábado, Rodrigo Agostinho foi a bomba, mas há muitos outros atletas em ascensão no sector de saltos do clube de Leiria

Fotografia: Miguel Sampaio
Fotografia: Miguel Sampaio
Fotografia: Miguel Sampaio
Fotografia: Miguel Sampaio

Este sábado, em Abrantes, um rapaz acabadinho de fazer 15 anos, de Leiria, fez algo bestial, daquelas coisas que nunca mais se esquecem. Não é todos os dias que alguém se pode orgulhar de bater um recorde nacional.

Muito menos corriqueiro é alguém superar um recorde nacional que teimosamente subsiste, incólume, há… 38 anos!

Quase quatro décadas passaram, Portugal teve grandes referências no salto em comprimento, como os olímpicos Carlos Calado e Marcos Chuva, mas não havia meio de cair a marca que João Ribeiro, ex-atleta da CUF, fez há tanto, tanto tempo.

Até chegar Rodrigo Agostinho. Não. Como o leitor já deve ter reparado, estamos a falar de recordes e não estamos a falar de lançamentos, o sector que mais resultados tem granjeado para a Juventude Vidigalense.

Cada vez mais, o clube de Leiria apresenta marcas de destaque noutros sectores e o saltos têm sido cada vez mais longos. A treinadora é Cátia Ferreira que, curiosamente, é esposa de Paulo Reis, o fundador e coordenador da Juventude Vidigalense, responsável pelos lançamentos no clube e treinador de duas atletas olímpicas.

Lá em casa, os currículos ainda são díspares, mas há uma “competitividade saudável” entre o casal. “Tentamos superiorizar-nos um ao outro até em pequenas coisas, como no número de atletas em treino ou nas medalhas que os nossos atletas conseguem em determinada prova”, brinca Cátia Ferreira.

Mais a sério. “O Paulo é exigente e tenta estabelecer metas para o meu trabalho, algumas que nem ele conseguiu atingir. Ajudamo-nos mutuamente e ele diz que tenho tudo para ser melhor treinadora do que ele, mas é a modéstia dele a falar.”

No grupo de treino de Cátia Ferreira, a referência é Evelise Veiga, atleta que esteve num Europeu de juniores, já este mês competiu nos Jogos do Mediterrâneo e conta com a vitória nos Jogos da CPLP no currículo.

No entanto, há outros atletas que já atingiram títulos nacionais, como Andreia Grácio, no salto com vara, ou Ricardo Mendes, no triplo salto. E depois há Rodrigo Agostinho.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.