Economia

Salsichas e afiambrado de pescado entre as inovações do MARE

1 jan 2023 09:00

Projecto ProReMar apresenta resultados finais à comunidade

salsichas-e-afiambrado-de-pescado-entre-as-inovacoes-do-mare
Hambúrguer vegan inclui algas e chícharo
DR
Daniela Franco Sousa

Hambúrguer vegan, salsichas de pescado com algas e afiambrado de pescado são três inovações desenvolvidas pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, do Politécnico de Leiria, que recentemente se deram a conhecer à comunidade, em Peniche, com o objectivo de procurar empresas interessadas em catapultar estas novidades para as prateleiras dos supermercados.

Os três artigos foram desenvolvidos no âmbito do projecto ProReMar - Produtos Alimentares com Base em Recursos Marinhos, que arrancou em Setembro de 2020 e que ficou concluído durante o presente mês de Dezembro com este evento final de apresentação, showcooking e degustação.

“Desenvolvemos três produtos inovadores, porque são mais sustentáveis, nutricionalmente equilibrados, ricos e saborosos”, sendo que todos eles promovem produtos locais, explica Filipa Pinto, uma das investigadores responsáveis pelo projecto.

“O hambúrguer vegan inclui algas e chícharo. As salsichas de pescado com algas são feitas com base num pescado de baixo valor comercial, o carapau negrão. E o afiambrado de pescado inclui 70% de pescado. Neste caso, o maior desafio foi mesmo encontrar outros ingredientes que conferissem a consistência e a textura que o consumidor já conhece no fiambre comum”, explica a investigadora.

Desenvolvido no MARE, o projecto contou com o apoio de produtores locais de chícharo e de fornecedores de pescado, prossegue Filipa Pinto. Quanto à análise da aceitação dos produtos por parte dos consumidores, a investigadora salienta que os resultados são “promissores”, sempre “acima dos 60%”, uma percentagem “muito boa” quando em causa estão também alguns produtos vegan, que costumam ser apreciados por pequenos nichos.

“E percebemos que são produtos promissores, em termos de viabilidade económica, com potencialidade para serem vendidos em grande escala”, acrescenta Filipa Pinto. Além destes três produtos, em cooperação com empresas portuguesas, o MARE está também a desenvolver outros artigos inovadores, como os novos hambúrgueres de pescado - alguns artigos deste género já estão disponíveis no mercado - e massas com bivalves e algas.