Sociedade

Salinas da Junqueira em Monte Redondo estão a ser reabilitadas

23 mar 2021 14:24

Município de Leiria irá investir 300 mil euros nos trabalhos

salinas-da-junqueira-em-monte-redondo-estao-a-ser-reabilitadas
Salinas da Junqueira
DR

Já foram um centro interpretativo e zona de percurso pedestres, mas a acção inclemente do tempo e o vandalismo retiraram-lhe alguma da sua graça.

Na passada semana iniciaram-se as obras de reabilitação das Salinas da Junqueira, em Monte Redondo, uma intervenção que tem como objectivo a preservação do património histórico, natural e cultural, ea promoção da componente turística do local.

"Os trabalhos irão permitir a criação de um Circuito Interpretativo na zona exterior, através da construção de uma salina demonstrativa e da reparação das diversas estruturas em madeira existentes, tais como os passadiços, o observatório de aves/torre e vigia, o mobiliário para lazer, entre outros", refere a autarquia de Leiria, em comunicado.

No edifício principal, será criado um Centro de Interpretação Ambiental, Histórico e Cultural, que mostrará a importância da extracção de sal neste local, uma actividade que remonta ao início do século XX e que durou mais de 50 anos, tendo o produto sido comercializado sob a marca Sal Império.

O Município de Leiria irá investir 300 mil euros nos trabalhos que têm uma duração prevista de 180 dias (cerca de seis meses).