Sociedade

Salinas da Junqueira com projecto de requalificação

26 abr 2019 00:00

Prevista recuperação de equipamentos e criação de centro de interpretação.

salinas-da-junqueira-com-projecto-de-requalificacao-10195
Maria Anabela Silva

Depois de anos de abandono, o espaço onde se inserem as antigas salinas da Junqueira, em Monte Redondo, Leiria, vai ser recuperado, com um projecto que contempla a criação de um centro de interpretação e a requalificação dos passadiços. O investimento rondará os 212 mil euros, prevendo-se que as obras comecem ainda este ano.

Segundo Céline Gaspar, presidente da União de Freguesias de Monte Redondo e Carreira, o projecto prevê a reconstrução da antiga casa dos salineiros, que será transformada num cento de interpretação ambiental. Está também programada a criação de “uma salina demonstrativa”, num dos tanques existentes no local, e de um espaço que permita o cultivo de salicórnia, uma planta herbácea própria de zonas litorais e solos arenosos e salinos.

A autarca adianta que o projecto, desenvolvido pela Junta de Freguesia, preconiza ainda a requalificação do espaço onde se inserem as salinas, “preservando a fauna e flora nele existente”, e a recuperação do circuito interpretativo existente no local, “de forma a que se torne exequível a realização e/ou a integração de percursos pedestres”.

[p
Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ