Sociedade

Rui Gomes Pedro distinguido entre os "Portugueses de Valor"

7 ago 2021 12:03

Empresário natural de Leiria entre os dez destacados pela Lusopress

rui-gomes-pedro-distinguido-entre-os-portugueses-de-valor
Rui Gomes Pedro
DR

O grupo Lusopress, sediado em França, distinguiu ontem dez Portugueses de Valor espalhados pelo mudo, numa gala em Bragança que teve o elogio do Presidente da República a todos os portugueses pela coragem na pandemia.

Entre os dez distinguidos, adianta a Agência Lusa, está Rui Gomes Pedro, "que começou a trabalhar na fábrica do pai aos 13 anos, passando da confecção de vestuário em pele, em Leiria, para 14 anos como gestor da Néstle com carreira internacional".

Marcelo Rebelo de Sousa não esteve presente nesta décima gala anual, mas enviou uma mensagem gravada em vídeo em que sugeriu que se juntem “à galeria de portugueses distinguidos tantas e tantos patriotas anónimos”, que “no último ano e meio enfrentaram com coragem e resistência a pandemia”.

A Lusopress salienta o percurso do empresário Rui Gomes Pedro, que nasceu em Leiria em 1969. "Iniciou a sua actividade profissional com 13 anos na fábrica do pai, uma confecção de vestuário em pele. Com duas licenciaturas, de DESCAF-Comércio Internacional em 1993 na Escola Superior de Comércio em Poitiers, França, e de licenciatura em Gestão e Organização de Empresas em 1996 no ISEG-Lisboa, termina em 2010 o MBA na HEC Paris (número três do ranking Financial Times)".

"Ao longo do período, frequenta vários cursos de formação para executivos no IMD Lausanne-Suiça, na UCLA Los Angeles-USA e na Doshisha Business School em Kyoto-Japão. A sua experiência de gestor passa por 14 anos de Nestlé com carreira internacional, onde assumiu a Direcção Geral de Marketing Estratégico essencialmente em França, Belux e Ibérica e Direção Comercial & Trade Marketing para a Europa do Sul em Grande Distribuição e Fora-do-Lar, realça também a Lusopress.

"Como sucessos europeus evidencia-se o exercício em França de Director-geral de Mövenpick of Switzerland e no campo de Marketing Estratégico ser o criador da marca de volume Gelados La Laitière que lhe valeu o primeiro Prémio Nestlé Inovação em 2005. Em 2010, inicia o exercício de docente e empreendedor, concluindo em 2015 o seu doutoramento em Estratégias Empresarias de Desenvolvimento Sustentável. Como empreendedor, lança a ideia do famoso profissional Pierre Cluizel, proprietário da sua própria holding de chocolate de luxo", prossegue a mesma fonte.

"É docente desde 2010 em domínios de desenvolvimento sustentável e suas linhas de economia participativa, solidária, circular, funcional e verde. As experiências são partilhadas junto da l’Universidade Paris-Sorbonne e no CELSA, o mais notável instituto de media, comunicação e jornalismo de França, onde é igualmente orientador de teses."

"É fundador e proprietário de duas empresas que apoiam o seu serviço de gestão: a empresa SustainableGoals, e a empresa Angels Recipes", informa ainda.