Viver

Rui Conceição Silva: “Ter a companhia de grandes nomes da nossa literatura é um orgulho muito grande”

21 set 2022 14:54

Escritor de Figueiró dos Vinhos é semi-finalista do Prémio Oceanos 2022

rui-conceicao-silva-ter-a-companhia-de-grandes-nomes-da-nossa-literatura-e-um-orgulho-muito-grande

Imagino que atribui alguma relevância ao facto de o romance Deste Silêncio em Mim, o seu terceiro, ter sido seleccionado para a lista de semi-finalistas do Prémio Oceanos, onde também constam, por exemplo, obras de Dulce Maria Cardoso, Valter Hugo Mãe, José Tolentino Mendonça ou Ana Luísa Amaral.
Sim, é relevante e motivador. Ter a companhia de grandes nomes da nossa literatura é um orgulho muito grande. São autores que admiro muitíssimo, que serão lidos por muitos anos. Creio que vencerão mesmo o passar dos séculos. Estar neste grupo, e ser um dos doze autores portugueses seleccionados, é uma honra enorme para um homem simples como eu.

Naquilo que espera da literatura está incluído o sucesso comercial e mediático?
Confesso que prefiro o reconhecimento ao sucesso mediático. Na base, é aquilo que me move. Mas sei que, para chegar a mais leitores, é necessário vender livros e ter algum mediatismo. Os dois factores acabam depois por se interligar. Ainda assim, se me derem a escolher entre ser conhecido eu ou o livro, prefiro que seja o livro. Julgo que deve ser o livro a despertar o interesse pelo autor e não o inverso.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ