Sociedade

Rotas desvendam Castanheira de Pera, Pombal e Sertã através dos sentidos

15 out 2021 14:57

Projecto em rede arranca em 2022

rotas-desvendam-castanheira-de-pera-pombal-e-serta-atraves-dos-sentidos
Em Pombal, o município dá-se a conhecer pela Rota do Mouro Al-Pal-Omar
CM Pombal

A descoberta dos territórios e de sensações e emoções, através da audição, do olfacto, do paladar, do tacto e da visão, é o que promete a iniciativa Território 5 Sentidos nasceu de uma parceria entre os municípios de Pombal, de Castanheira de Pera e Sertã.

O arranque oficial deste "projecto cultural em rede", que conta com a intervenção de escritores, músicos e ilustradores e até um festival de estátuas vivas, está previsto apenas para o primeiro trimestre de 2022, mas já é possível ficar a conhecer algumas das ideias e acções que o constituem.

O roteiro conta com 25 artistas de várias nacionalidades e, segundo uma nota do Município de Pombal, oferece "uma série de experiências nos diferentes concelhos, onde a ideia é criar um espaço virado para o turismo, que potencie a imaginação e o conhecimento científico".  

Em Pombal, por exemplo, ao longo de vários meses vai ser possível descobrir a Rota do Mouro Al-Pal-Omar, havendo ainda por conhecer, através dos territórios desta parceria, a Rota Botânica e também a Rota dos Olhares e Contares do Lado de Lá, sendo que, esta última, contará com a presença de figuras como Caetano Veloso, Camané, Carminho, Daniela Amorim, Flávio Cardoso, Gilberto Gil, Pierre Aderne e Valter Hugo Mãe. 

Todas as actividades são gratuitas.  

A Rota Olhares e Contares do Lado de Lá divide-se em quatro momentos. O primeiro compreende residências artísticas, onde escritores e ilustradores participam na criação de uma novela, transformada em roteiro turístico.

Em Pombal, Afonso Cruz, Cristina Drios e Cristina Taquelim integram o grupo de escritores. Em Castanheira de Pera Miguel Manso, Miguel Real, Paulo Moreiras e Pedro Seromenho, são os criativos convidados. Por fim, na Sertão, estarão David Machado, Maria do Rosário Pedreira e Renato Filipe Cardoso.  

Num segundo momento, o Festival de Estátuas Vivas mostra artistas de rua a realizar performances de imobilidade expressiva em Pombal e nos municípios parceiros. A direcção artística pertence ao detentor de cinco recordes do Guiness como Homem Estátua, António Santos.  

O terceiro momento será o c Rua das Pretas, que une música lusófona e vinhos portugueses. Com origem no Brasil e, pela mão de Pierre Aderne, a iniciativa apresenta várias figuras como Caetano Veloso e Gilberto Gil.  

O último momento é reservado à exposição itinerante de Ilustração, que nasce do trabalho dos escritores e ilustradores convidados.  

Já a Rota Botânica alia o património natural à tecnologia, dando a conhecer a flora característica do território. Aqui, os 12 pontos demarcados, apresentam informação em vários formatos.

Ao todo foram identificadas 36 espécies com diferentes usos e tradições. Cada uma delas, além da placa explicativa, tem como suporte um vídeo de 90 segundos e um áudio, que podem ser descarregados através de QR Code.

Integra ainda oficinas e aulas em movimento. 

Em Pombal, a rota do mouro que deu nome à cidade, apresenta um percurso pela Mata do Castelo, com dez pontos de interesse sobre a vida de Al-Pal-Omar.

Em cada paragem é possível encontrar um tótem digital, com o qual os visitantes podem interagir através de um QR Code, que permite descarregar uma aplicação para jogos e a visualização de um filme.