Viver

Rota d'O Crime do Padre Amaro regressa sábado a Leiria

9 jun 2016 00:00

A história do amor proibido de Amaro e Amélia, contada por Eça de Queirós, volta a ser recordada na zona histórica de Leiria

rota-do-crime-do-padre-amaro-regressa-sabado-a-leiria-4305

A Rota d'O Crime do Padre Amaro volta a Leiria sábado, dia 11, pelas 10:30 horas. 

O ponto de partida é a Praça Rodrigues Lobo e serão percorridas algumas ruas da cidade dos finais do século XIX, onde Amaro e Amélia viveram a história de amor proibido narrada no romance “O Crime do Padre Amaro” de Eça de Queirós. 

A visita guiada a esta rota histórica e literária tem a duração de cerca de uma hora, durante a qual os participantes serão contextualizados dos locais, enquanto lêem passagens do livro. 

Eça de Queirós foi administrador do concelho em 1870, e foi aqui que fez os primeiros esboços da obra “O Crime do Padre Amaro” que, em 2014, inspirou esta recriação histórica. 

Dulcelina Santos estudou esta obra de Eça e foi convidada a estar presente neste percurso.

É professora de Português e Francês no ensino secundário e no Curso de Especialização Tecnológica do ISLA e tem vindo a realizar, em escolas e outras instituições, acções de formação sobre esta temática. 

Mais informações sobre o evento podem ser solicitadas à Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, pelo email biblioteca.municipal@cm-leiria.pt ou pelo telefone 244 839 666.

Ana Camponês