Viver

Rita Gaspar Vieira na maior exposição dos últimos 15 anos da Fundação PLMJ

20 out 2023 16:44

Zonas de Transição, em Lisboa, na Cordoaria Nacional

rita-gaspar-vieira-na-maior-exposicao-dos-ultimos-15-anos-da-fundacao-plmj
A artista de Leiria está representada na exposição que abre sábado no Torreão Nascente
Ricardo Graça/Arquivo

Com curadoria de João Silvério, Zonas de Transição reúne 150 obras e uma selecção de artistas de gerações diferentes de diversos países, de núcleos da colecção da Fundação PLMJ que incluem pintura, desenho, livro de artista, escultura, instalação, fotografia e vídeo.

Rita Gaspar Vieira, de Leiria, está representada na exposição, que inaugura este sábado, 21 de Outubro, na Cordoaria Nacional, em Lisboa – é o caso, também, de Nuno Sousa Vieira, tal como noticiado anteriormente pelo JORNAL DE LEIRIA.

Zonas de Transição permanecerá patente ao público até 7 de Janeiro de 2024.

Numa iniciativa conjunta da EGEAC/Galerias Municipais de Lisboa com a Fundação PLMJ, a exposição é anunciada como a mais abrangente exposição dos últimos 15 anos da Fundação PLMJ, que reflecte uma visão ampla da colecção e de quatro décadas de produção artística do universo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O projecto expositivo para os dois pisos do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional, pode ler-se numa nota de divulgação, dedica particular atenção a temas como a representação do corpo, a arquitectura e a palavra escrita.