Viver

Richard Zenith em Leiria para falar sobre Pessoa e a biografia a que se entregou durante 13 anos

21 jun 2022 14:45

Conversa com o escritor, tradutor e investigador Richard Zenith acontece na livraria Arquivo

richard-zenith-em-leiria-para-falar-sobre-pessoa-e-a-biografia-a-que-se-entregou-durante-13-anos
Radicado em Portugal há mais de 30 anos, Richard Zenith é um dos maiores especialistas pessoanos
Quetzal

Actualização: evento cancelado, segundo informação da livraria Arquivo, divulgada quinta-feira, 23 de Junho.

É um dos acontecimentos editoriais do ano: Pessoa. Uma Biografia, de Richard Zenith, que ilumina o percurso literário e a vida de Fernando Pessoa.

Na próxima sexta-feira, 24 de Junho, Richard Zenith está em Leiria, na livraria Arquivo, para uma conversa com início pelas 18:30 horas.

Conforme nota Luís Miguel Queirós, num artigo publicado no jornal Público, a obra “recebida pela imprensa norte-americana e britânica com críticas poucos menos do que estratosféricas” vem colmatar “uma lacuna genuinamente enigmática” que anteriores biografias do espanhol Ángel Crespo e do francês Robert Bréchon não tinham verdadeiramente conseguido preencher.

“Ao longo de mais de 70 anos – desde que João Gaspar Simões publicou, em 1950, a sua pioneira Vida e Obra de Fernando Pessoa – [a cultura portuguesa] não se mostrou capaz de produzir uma biografia actualizada do seu mais importante escritor moderno”, salienta.

O assunto parece, finalmente, resolvido.

Lançada em Julho de 2021 no mundo de língua inglesa, a investigação que Richard Zenith assina sobre Fernando Pessoa foi finalista do prémio Pulitzer, na categoria de Biografia.

Amplamente elogiada pela crítica internacional, constou em várias listas de melhores livros do ano da imprensa de língua inglesa.

A edição em português, pela Quetzal, chegou às livrarias em Maio de 2022, ou seja, há poucas semanas.

Sai-se deste livro, escrito numa prosa cativante e precisa, com a noção exacta de tudo quanto não sabíamos sobre o escritor central da literatura portuguesa do século XX, escreve Luís Miguel Queirós.

São quase 1200 páginas, que resultam de um trabalho produzido por Richard Zenith ao longo de 13 anos.

“À semelhança do arqueólogo que procura indícios de uma civilização que já conhece muito bem, Zenith fez do espólio de Pessoa um estaleiro, um lugar de escavação, extraindo “dos escombros das suas obras semiacabadas e fragmentárias, que formam conjuntamente uma espécie de Pompeia literária”, os materiais e citações que esclarecem, ou nalguns casos iluminam, cada momento da sua trajectória pessoal, refere José Mário Silva, no Expresso.

O livro explora quase todas as dimensões da personalidade de Fernando Pessoa que é possível discernir nos escritos, mais os seus múltiplos interesses”.

Radicado em Portugal há mais de 30 anos, Richard Zenith é escritor, tradutor, investigador e um dos mais destacados especialistas (nacionais e internacionais) da vida e obra de Fernando Pessoa.

É o organizador do Livro do Desassossego e muitas outras obras de Pessoa (algumas em parceria com Fernando Cabral Martins) publicadas pela Assírio & Alvim, publicou uma fotobiografia de Pessoa (em parceria com Joaquim Vieira) e foi co-comissário da exposição Fernando Pessoa: Plural Como o Universo (São Paulo, 2010; Rio de Janeiro, 2011; Lisboa, 2012).

Foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2012.