Sociedade

Retomadas buscas por jovem desaparecido na Nazaré

2 jan 2026 11:59

A Polícia Marítima iniciou na quinta-feira as buscas pelo jovem de 26 anos que alegadamente se encontra desaparecido desde a madrugada de quarta-feira

retomadas-buscas-por-jovem-desaparecido-na-nazare
Redacção/Agência Lusa

As buscas pelo jovem de 26 anos que alegadamente se encontra desaparecido desde a madrugada de 31 de Dezembro, na Nazaré, foram retomadas hoje de manhã, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Nas operações de busca, coordenadas pelo capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima da Nazaré, estão empenhados tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré e elementos do Comando Local da Polícia Marítima.

“As buscas estão actualmente a ser efectuadas por terra, com dois elementos da Polícia Marítima, e por mar, com dois tripulantes da estação salva-vidas, aguardando-se que haja condições para que os mergulhadores possam avançar”, disse à agência Lusa o comandante do Porto, João Severino Lourenço.

Face à situação meteorológica e oceanográfica actual, “não estão reunidas as condições de segurança para as operações de mergulho, estando os elementos do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima no local a fim de reavaliar a situação”, informou a AMN em comunicado.

A Polícia Marítima iniciou na quinta-feira as buscas pelo jovem de 26 anos que alegadamente se encontra desaparecido desde a madrugada de quarta-feira, naquele concelho do distrito de Leiria.

Segundo a AMN, as operações, que decorrem junto ao farol de São Miguel Arcanjo na Nazaré, tiveram início na sequência de um alerta da PSP, às 8:50 horas de quinta-feira, a informar que se encontravam destroços de uma viatura junto ao local.

Foram “de imediato activados” tripulantes da estação salva-vidas e a Polícia Marítima da Nazaré, que quando chegaram ao local constataram existir uma forte probabilidade de a viatura estar dentro de água, pelo que foi mobilizado um grupo de mergulho forense para buscas subaquáticas.

Num comunicado emitido na quinta-feira a AMN acrescentou que os mergulhadores detectaram a viatura submersa e constataram que não se encontrava ninguém lá dentro, nem na área circundante.

Além dos operacionais empenhados nas operações de busca, foi activado o gabinete de psicologia da Polícia Marítima.