Sociedade

Retomadas buscas por homem desaparecido no mar

14 abr 2024 10:42

Um meio aéreo está a apoiar a operação relacionada com o alerta de sábado na Praia da Vieira

retomadas-buscas-por-homem-desaparecido-no-mar
Várias entidades voltaram esta manhã a juntar-se aos esforços coordenados pela AMN
AMN

O alerta chegou às autoridades cerca das 19:30 horas de ontem, sábado, informando que duas pessoas que estavam em dificuldades no mar.

De acordo com a Autoridade Marítima Nacional (AMN), num comunicado partilhado já hoje, um homem de 26 anos foi resgatado com vida para o areal e transportado pelos bombeiros para o hospital de Leiria, o outro, de 22 anos, de nacionalidade brasileira, acabou por desaparecer no mar, na Praia da Vieira, o que desencadeou uma operação de busca.

Já nesta manhã de domingo, as buscas foram retomadas, novamente com o apoio de um meio aéreo.

Neste momento, a operação no mar e em terra inclui também uma embarcação e está a mobilizar 25 operacionais de várias entidades, além de 12 veículos, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil de Leiria.

Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-Llocal da Polícia Marítima da Nazaré, estão empenhados, por mar, tripulantes da Estações Salva-Vidas da Nazaré e uma mota de água dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria e, por terra, elementos do Comando-Local da Polícia Marítima da Nazaré, bem como dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, da GNR e ainda do Serviço Municipal de Protecção Civil da Marinha Grande apoiados por um drone. Para o local, deslocou-se também uma aeronave da Força Aérea Portuguesa”, detalha uma nota divulgada há momentos pela AMN
 
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi activado e encontra-se a prestar apoio à família da vítima.

O alerta, dado às 19:26 horas de sábado, 13 de Abril, apontava para “duas pessoas na água em situação de afogamento”.

Em comunicado emitido ontem, a Autoridade Marítima Nacional explicou que, segundo foi possível apurar, “as duas pessoas terão ido a banhos e entraram em dificuldades na água, pela forte corrente que se fazia sentir”.

Ainda no sábado, foi mobilizada a Estações Salva-Vidas da Nazaré, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e uma mota de água dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, e, em terra, as operações envolveram elementos do Comando-Local da Polícia Marítima da Nazaré, bem como dos bombeiros da corporação local.

Um bombeiro, que participava nas operações, “magoou-se num pé” e tinha indicações para ser observado no hospital de Leiria.

* Notícia actualizada às 11:15 horas com novas informações divulgadas pela Autoridade Marítima Nacional