Sociedade

Requalificação do Monumento ao 18 de Janeiro de 1934 apresentada sábado

12 jan 2023 08:30

Obra da autoria de Joaquim Correia, da Marinha Grande

requalificacao-do-monumento-ao-18-de-janeiro-de-1934-apresentada-sabado
Monumento localiza-se na cidade da Marinha Grande
Ricardo Graça/Arquivo

O Município da Marinha Grande vai apresentar a requalificação do Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, no próximo dia 14 de janeiro (sábado), pelas 17:30 horas, na praça do Parque Mártires do Colonialismo, junto à Rotunda do Vidreiro.

"Trata-se de uma iniciativa que decorre da conclusão dos trabalhos de requalificação do conjunto escultórico e da respectiva intervenção no espaço público", salienta o município em nota de imprensa.

Para o presidente de câmara, Aurélio Ferreira, “esta intervenção permitiu preservar e dignificar o emblemático conjunto escultórico, cumprindo-se, também, o objectivo do escultor Joaquim Correia de o deslocalizar da Rotunda do Vidreiro para a praça do Parque Mártires do Colonialismo”.

O presidente acrescenta que “é fundamental que sejamos dignos dos nossos antepassados, conheçamos a nossa história e perpetuemos a memória do movimento operário marinhense ocorrido a 18 de janeiro de 1934 que, a partir de agora, vai poder ser contemplado por todos, de perto”.

O Monumento ao 18 de Janeiro de 1934, da autoria do escultor Joaquim Correia, foi requalificado e passado totalmente a bronze. É composto por dois blocos revestidos de baixos-relevos e escultura do vidreiro.

"O Monumento está instalado numa área de praça pré-existente, em localização contígua à rotunda onde se encontrava, no ponto mais alto do Parque Mártires do Colonialismo e junto aos eixos viários de referência que atravessam o aglomerado urbano da Marinha Grande, que permitem salvaguardar o lado afectivo, social e histórico associado à data de 18 de Janeiro de 1934", nota a autarquia.

"O município realizou uma intervenção no espaço público com recurso a materiais nobres, ao nível do pavimento e do mobiliário urbano, mas de baixo impacto visual, que permitem alcançar o verdadeiro objectivo desta intervenção: dignificar e dar visibilidade e escala ao Monumento ao 18 de Janeiro de 1934. Foram incluídos elementos que reforçam o atravessamento pedonal e de referência viária, mas também como área de estadia", realça a câmara.

A requalificação do monumento e a construção dos arranjos exteriores para a sua relocalização representaram um investimento total de cerca de 150 mil euros, acrescidos de IVA, remata a autarquia.