Sociedade

Requalificação da residência de estudantes nas Caldas da Rainha avança em Fevereiro

3 dez 2023 17:59

Estudantes podem receber apoio para alojamento privado

requalificacao-da-residencia-de-estudantes-nas-caldas-da-rainha-avanca-em-fevereiro

As obras de requalificação da Residência Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas das Rainha, deverão iniciar-se em Fevereiro de 2024, estimando-se o encerramento do espaço por um período de seis meses, adiantou fonte do Politécnico de Leiria.

Durante o tempo de intervenção no espaço, os alunos vão ter de encontrar uma alternativa de alojamento. Em resposta escrita ao JORNAL DE LEIRIA, a instituição explica que está a “desenvolver várias diligências no sentido de encontrar alternativas de alojamento para os estudantes que actualmente se encontram na referida residência”.

Segundo o Politécnico de Leiria, “durante o período de candidatura ao alojamento todos os estudantes colocados na Residência Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, foram antecipadamente informados pelo Politécnico de Leiria que só seria possível assegurar o alojamento naquela residência durante o primeiro semestre de 2023/2024”.

“Os estudantes que se encontram nas actuais residências, e que são aqueles que, habitualmente, têm maiores dificuldades financeiras, “poderão auferir de um complemento para alojamento para fazer face às despesas extraordinárias que poderão ter com o alojamento particular”, durante o seu realojamento no segundo semestre.

“Irá ser construída uma nova residência de estudantes em Caldas da Rainha, com uma capacidade para 68 camas. O início das obras da nova residência está previsto para Maio de 2024”, anunciou ainda a instituição de ensino superior.

A residência de Leiria também será alvo de remodelação no âmbito do financiamento do Plano de Reestruturação e Resiliência. “Estão a ser desencadeados esforços no sentido de avançar primeiro com a construção das novas residências e só depois avançar com as obras de requalificação das residências existentes”, explica o Politécnico de Leiria.

O objetivo, refere a instituição, é que os estudantes possam ocupar as novas residências enquanto se realizam as obras de requalificação nas restantes.

“Concomitantemente estamos a encetar contactos com potenciais alternativas que possam assegurar um acréscimo de capacidade de alojamento”, precisa.