Sociedade

Reportagem do Jornal de Leiria vence prémio 'Desporto com Ética'

10 abr 2021 09:00

Primeiro lugar foi atribuído a um trabalho do jornalista Miguel Sampaio que relata a relação saudável entre uma lançadora de peso do Sporting e outra do Benfica que treinam juntas, em Leiria, pela mão do técnico Paulo Reis

reportagem-do-jornal-de-leiria-vence-premio-desporto-com-etica
Campeã europeia Auriol Dongmo, Paulo Reis e Eliana Bandeira foram os protagonistas da reportagem
Ricardo Graça/Arquivo

O artigo A leoa e a águia que fizeram abalar o lançamento do peso em Portugal, assinado por Miguel Sampaio e publicado no JORNAL DE LEIRIA a 5 de Março de 2020, venceu a edição 2020 do Prémio Desporto com Ética reservado à imprensa regional.

O trabalho relata a relação entre as lançadoras de peso Auriol Dongmo, do Sporting, recentemente campeã europeia de pista coberta, e Eliana Benfica, do Benfica.

Treinam em conjunto, em Leiria, partilham treinador e procuram a superação, colocando sempre a rivalidade entre os clubes de parte.

Promovido pelo Plano Nacional de Ética no Desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude em parceria com o CNID - Associação dos Jornalistas de Desporto, o troféu atribuiu o segundo lugar a Daniel Parente, do Notícias de Aguiar, com o artigo Futebol feminino, uma nova geração de campeãs.

O terceiro lugar coube a Marina Guerra, do Região de Leiria, com GD Pedreiras: Um projeto de coração onde o pelado parece um tartan.

Foram ainda atribuídas menções honrosas a Vítor Santos (Diário de Viseu), Rafael Raimundo (Região de Cister) e Jorge Machado (Entre Margens).

Está é a segunda vez que Miguel Sampaio vence o prémio Desporto com Ética. Conquistou a edição de 2018 com o artigo Mais 345 quilómetros nas pernas para avivar o corpo e amizade, publicado no JORNAL DE LEIRIA a 16 de Agosto de 2018.