Sociedade

Relatório aponta: cidade de Leiria com 23 árvores de risco elevado

8 dez 2021 17:45

Quatro árvores serão abatidas. Saiba quais

relatorio-aponta-cidade-de-leiria-com-23-arvores-de-risco-elevado
Intervenção nas árvores deverá arrancar amanhã
DR

O Município de Leiria já recebeu o relatório sobre a avaliação de estabilidade biomecânica a um conjunto de 31 árvores na cidade de Leiria, segundo o qual oito exemplares apresentam classificação de risco moderado e 23 de risco elevado, informa a autarquia.

"O estudo, desenvolvido pelo Município de Leiria e por empresa da especialidade, permitiu avaliar de um modo mais objectivo o grau de risco de ruptura dos exemplares envolvidos, o qual varia entre 3 e 12 - de 3 a 5 corresponde a risco baixo, de 6 a 9 risco moderado e de 10 a 12 risco elevado", prossegue a câmara.

"Segundo o relatório, em que estão identificadas as principais recomendações de intervenção mediante o risco associado, entre as 23 árvores que receberam a classificação de risco elevado, sete exemplares integraram a classificação máxima (12). Lamentavelmente, em quatro dos exemplares classificados com risco elevado não será possível aplicar medidas correctivas que possibilitem a diminuição de risco, pelo que, com o objectivo de eliminar o risco de dano em pessoas e bens, serão sujeitos a abate", observa a autarquia.

"Nos restantes exemplares serão realizadas intervenções que permitirão a redução de risco de ruptura, e que passarão pela execução de poda de manutenção, poda de equilíbrio biomecânico, aplicação de sistemas de cablagens ou de escoramento de ramos de grandes dimensões. Prevê-se que os trabalhos sejam iniciados amanhã, 9 de Dezembro, e terminem no final do próximo mês de Janeiro", adianta ainda. "Durante a realização das intervenções, os locais encontrar-se-ão devidamente sinalizados e será condicionado o acesso aos mesmos."

Relativamente aos quatro exemplares que terão de ser abatidos, dois estão localizados na Alameda Dr. José Lopes Vieira, um no Largo da República e outro no Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca.

Quatro árvores terão de ser abatidas

Largo da República: Pinus pinea. Este exemplar apresenta extensa lesão no tronco, com podridão visível, desagregação de tecidos e moderado desequilíbrio biomecânico.
 
Alameda Dr. José Lopes Vieira (junto ao Posto de Turismo de Leiria) - Grevillea robusta. Esta árvore apresenta a sua estrutura natural muito alterada, evidenciando moderado desequilíbrio biomecânico. O tronco e ramos de primeira ordem evidenciam diversas anomalias e patologias, como podridões, exsudação e necrose, que no seu conjunto conferem ao exemplar um grau de risco elevado.
 
Alameda Dr. José Lopes Vieira (proximidades do Teatro José Lúcio da Silva) - Tilia platyphyllos. Este exemplar apresenta a sua estrutura natural moderadamente alterada, contudo evidencia elevado desequilíbrio biomecânico. São perceptíveis diversas lesões com tecido interno exposto, podridões avançadas, com especial relevância na lesão que acompanha o tronco desde a base até à inserção dos ramos de primeira ordem.
 
Parque Municipal Tenente Coronel Jaime Filipe da Fonseca - Pinus pinea. Esta árvore manifesta desequilíbrio biomecânico muito acentuado, com inclinação de tronco na ordem dos 35º, com elevação e fissura no solo oposta à inclinação.