Sociedade

Registado sismo de 3.0 com epicentro em Leiria 

21 mar 2021 10:24

Abalo sentido também nos concelhos de  Alcobaça, Batalha, Marinha Grande, Porto de Mós e Figueira da Foz.

registado-sismo-de-30-com-epicentro-em-leiria

Um sismo de magnitude de 3.0 na escala da Ritcher foi sentido esta madrugada em Leiria. De acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera o abalo ocorreu pelas 1:35 horas e epicentro localizou-se “a cerca de oito quilómetros a norte-noroeste de Leiria”.

No comunicado emitido esta madrugada, o IPMA refere ainda que,  acordo com a informação disponível, o sismo “não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) no concelho de Leiria.

De acordo com o IPMA, o abalo foi ainda sentido com menor intensidade nos municípios de Figueira da Foz, Alcobaça, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

Naquela nota, o IPMA explica que “a localização do epicentro de um sismo é um processo físico e matemático complexo que depende do conjunto de dados, dos algoritmos e dos modelos de propagação das ondas sísmicas. Agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes”.

Do mesmo modo, “as determinações preliminares são habitualmente corrigidas posteriormente, pela integração de mais informação”, acrescenta o IPMA.