Sociedade

Região ganha mais uma Bandeira Azul  e vai hastear 17 galardões este ano

20 mai 2020 12:54

Praia dos 'Campistas', no Pedrogão, é a novidade.

regiao-ganha-mais-uma-bandeira-azul-e-vai-hastear-17-galardoes-este-ano
Conhecida por praia dos campistas, a zona Sul do Pedrógão vai, este ano, hastear a bandeira azul
DR

Pedrógão-Sul, conhecida também como praia dos campistas, é a novidade na lista de estâncias balneares do distrito que, este ano, vão hastear a Bandeira Azul, um galardão que distingue as praias pela qualidade das águas e dos equipamentos e serviços disponibilizados. No total, a região contará, em 2020, com 17 bandeiras, mais uma do que no ano passado. 


De acordo com os dados divulgados, esta manhã, dia 20, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), entidade responsável pela atribuição do galardão, Peniche continua a ser o concelho da região com maior número de bandeiras azuis, com um total de sete: Balear Norte, Baleal Sul (a praia do distrito que mais vezes foi distinguida), Consolação, Cova da Alfarroba, Gambôa, São Bernardino e Medão-Supertubos. 


Além destas estâncias, mantêm o galardão de qualidade as praias de Osso da Baleia (Pombal), Pedrógão-Centro (Leiria), Paredes de Vitória e São Martinho do Porto (Alcobaça), Nazaré e Salgado (Nazaré), Foz do Arelho-Lagoa e Foz do Arelho-Praia do Mar (Caldas da Rainha). O Agroal, praia fluvial localizada em Ourém, continuará também a hastear o galardão. 


A Marinha Grande não regista qualquer praia distinguida, porque, à semelhança de anos anteriores, o Município não apresentou candidatura por discordar dos critérios de atribuição. 


A nível nacional, serão 360 praias com Bandeira Azul, mais oito face a 2019. Do total de estâncias balneares distinguidas, 322 são costeiras e 38 fluviais. 


O Algarve está em primeiro lugar, com o maior número de praias 87, seguido da região Norte (76), Tejo (57), Centro (46), Açores (42), Alentejo (36) e Madeira (16).


Considerado um símbolo de confiança que classifica as praias e que incentiva a melhores comportamentos dos cidadãos, o programa Bandeira Azul tem, este ano, um novo mote, enquadrado no momento de pandemia que se atravessa: “De volta ao mar, com atitude de mudar”.


Na sessão de apresentação da lista de estâncias galardoadas, José Archer, da Associação Bandeira Azul, realçou que cabe às entidades responsáveis pela praia galardoada implementar as regras extraordinárias no seu espaço.


“Quando há Bandeira Azul, e enquanto estiver hasteada, é seguro frequentar”, afirmou aquele responsável, citado pela Agência Lusa, salientado que a fruição destes espaços públicos vai depender da responsabilidade de cada um.


José Archer salientou ainda que a diversidade das praias é imensa e que quando se fala em medidas de adaptação às regras significa que as autoridade locais têm de adaptar as recomendações gerais à realidade local.