Economia

Região de Leiria tem a melhor taxa de execução de fundos europeus

29 ago 2022 10:39

No primeiro semestre deste ano, no Programa Operacional do Centro

regiao-de-leiria-tem-a-melhor-taxa-de-execucao-de-fundos-europeus
Leiria apresenta maior fundo per capita, muito devido às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas
Ricardo Graça/Arquivo

Até final de Junho deste ano, foram aprovados no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial (PDCT) da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, 194 operações, com mais de 40 milhões de euros de fundos comunitários atribuídos.

Esta verba corresponde a uma taxa de execução de 62,2%, avança a CIMRL em nota à imprensa, apoiando-se nos dados do último Boletim Mensal publicado pelo Programa Operacional do Centro – Centro 2020.

“Na distribuição das aprovações regionalizáveis por NUTS III, verifica-se que, no final do mês de Junho, a região de Leiria é a que apresenta maior fundo per capita (1.236 euros) devido, na sua maioria, às aprovações dos sistemas de incentivos às empresas”, refere-se na mesma publicação do Centro 2020, “confirmando a dinâmica empresarial da região de Leiria”.

“Refira-se que, na componente da territorialização dos fundos, que agrupa os fundos aprovados através dos vários sistemas de financiamento a entidades públicas e privadas, Leiria destaca-se igualmente por dispor da maior taxa de execução da Região Centro, com 64,6% (mais 8 pontos percentuais que a média do Centro), a que corresponde o valor global de fundos aprovados de 364,1 milhões de euros”, destaca a CIMRL.

No Boletim relativo a Junho de 2022, ao nível do investimento empresarial, as regiões de Leiria e de Aveiro são aquelas que contam com um maior fundo aprovado (26% e 23%, respectivamente), representando o sistema de incentivos aprovado para as empresas o montante 207,8 milhões de euros, no âmbito do Portugal 2020.

No critério investimentos municipais, o Centro 2020 aprovou, até final de Junho deste ano, no território da região de Leiria, 192 candidaturas, que representam um investimento total de 140,6 milhões de euros e um fundo aprovado de 91,1 milhões de euros.

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria é composta pelos municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Leiria, Figueiró dos Vinhos, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, um território com uma população residente de cerca de 290 mil habitantes (Censos 2021).