Sociedade

Região de Leiria apoiou cerca de 50 mil passes de transportes em 2021

1 mar 2022 10:20

Investimento superior a 665 mil euros para permitir aos passageiros poupar cerca de 50% no custo do passe.

regiao-de-leiria-apoiou-cerca-de-50-mil-passes-de-transportes-em-2021
Redacção/Agência Lusa

A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) apoiou, no ano passado, a aquisição de 47.715 passes de utilização mensal nos transportes públicos,  num investimento “superior a 665 mil euros” comparticipado em 80% pelo Fundo Ambiental.

“Deste total, 67% correspondem a passes dos sistemas urbanos de Leiria, Marinha Grande e Pombal, e 33% a passes dos restantes serviços de transportes, incluindo os passes ferroviários”, refere uma nota de imprensa da CIMRL.

Segundo aquele comunicado, “em média, foram apoiados cerca de 4.600 passes por mês, tendo cada passageiro poupado cerca de 50% no custo do passe”.

“Comparativamente a 2020, constatou-se um aumento de 13% no número de passes apoiados, sendo este valor um sinal positivo atendendo às circunstâncias excepcionais derivadas do impacto da pandemia de covid-19 que afectou fortemente o Serviço Público de Transporte de Passageiros”, salienta a Comunidade Intermunicipal.

A nota de imprensa adianta que a CIMRL, “em colaboração com os municípios e os operadores”, trabalha em conjunto para “proporcionar permanentemente uma oferta de Serviço Público de Transporte de Passageiros adequada às necessidades de mobilidade regional, assim como uma oferta que permitisse o cumprimento das medidas sanitárias vigentes a cada momento”.

“Todas estas medidas excepcionais de manutenção da oferta representaram, no seu conjunto, em 2021, um investimento de 2,1 milhões de euros financiados pelo Fundo Ambiental”, esclarece a CIMRL.

Com o gradual regresso à normalidade, o objectivo da CIMRL passa por “reorientar as verbas disponibilizadas pelo Fundo Ambiental para outras medidas que permitam melhorar a qualidade do Serviço Público de Transporte de Passageiros”.

De acordo com a Comunidade Intermunicipal, está “em fase final de estudo a implementação de um serviço de mobilidade para territórios de baixa densidade, vulgarmente designado por transporte a pedido, cujo início se prevê para o segundo semestre de 2022".

A CIMRL integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.