Sociedade

Região celebra 25 de Abril com música, concertos e sessões solenes

21 abr 2023 10:38

Agenda de actividades para celebrar o 25 de Abril na região

regiao-celebra-25-de-abril-com-musica-concertos-e-sessoes-solenes
Data vai ser assinalada de diversas formas na região
DR

Para assinalar o 49.º aniversário da Revolução dos Cravos, vários concelhos da região vão promover actividades, concertos, teatros, conferências, exposições e apresentações relativamente ao 25 de Abril de 1974, sem esquecer as cerimónias solenes que remetem para a simbologia da data.

Alcobaça

As celebrações começam com uma caminhada no dia 25 de Abril, pelas 10 horas, com a partida e a chegada marcadas para a frente do Mosteiro.

O percurso tem uma extensão de sete quilómetros e incluí a oferta de uma t-shirt aos mil primeiros participantes. Durante as comemorações, as crianças podem, também, usufruir de insufláveis e karts a pedais.

Ansião

A Revolução será lembrada, pelas 9:30 horas, com uma arruada pelas ruas da vila com a Sociedade Filarmónica Ansianense de Santa Cecília e a Sociedade Filarmónica Avelarense. Segue-se, na Praça do Município, o hastear da bandeira, às 10:30 horas.

No Salão Nobre, haverá, pelas 11 horas, uma sessão solene comemorativa da data com intervenções dos partidos representados na Assembleia Municipal, bem como uma conferência sobre Os antecedentes do 25 de Abril 1974 pelo Coronel Manuel Pedroso Marques.

Na Mata Municipal realizar-se-á um almoço convívio, pelas 13 horas, acompanhado de música de uma banda local.

No Centro Cultural de Ansião, haverá um concerto comemorativo do 25 de Abril para recordar José Afonso, com início marcado para as 18 horas, que conta com nomes como Rui Pato, António Ataíde, Bruno A. Costa e Nuno Miguel Botelho.

Batalha

O concerto Recordar Zeca Afonso, com Rui Pato e António Ataíde, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro, no dia 24, pelas 21:30 horas, marca o início das celebrações.

No dia 25, haverá a sessão solene, pelas 15 horas, também, nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro, que conta com António Barreto como orador convidado. Segue-se a actuação da Sociedade Artística e Musical Cortesense.

Castanheira de Pera

As celebrações iniciam-se, este sábado, dia 22, com a apresentação do livro Pátria Poética de Fernando Pompeu, na biblioteca municipal, pelas 17:30 horas. No dia 24, a peça À grande e à Portuguesa estará em cena no auditório municipal.

Já no dia 25, o programa inicia-se às 10 horas, com hastear da bandeira na Praça da Notabilidade. O resto das celebrações serão passadas no auditório municipal, onde às 10:15 horas haverá a abertura da exposição A Censura e a Palavra Livre, seguindo-se um espectáculo de música do Projecto Branta. A sessão solene decorrerá às 12 horas, com as celebrações a encerrarem com o concerto da Orquestra Geração.

No dia 2 de Maio, o Grupo Estórias com Asas apresentará o espectáculo Era uma vez um país a preto e branco: Estórias de Abril, no auditório municipal, pelas 9:30 horas.

Figueiró dos Vinhos

Durante a manhã, decorrerão, pelas 10 horas, as cerimónias oficiais na Praça do Município, seguida de uma visita à exposição 25 de Abril: Memória e Projecto de um Tempo Recente, presente até dia 28 de Maio, no Museu e Centro de Artes.

Leiria

A Revolução será assinalada com o hastear da bandeira nacional no Salão Nobre do edifício dos Paços do Concelho, pelas 10 horas. Segue-se a sessão solene no Teatro Miguel Franco, pelas 11 horas, com intervenções dos líderes de bancada dos partidos com assento na Assembleia Municipal.

A sessão contará também com a intervenção do orador convidado Alberto Costa, antigo ministro da Justiça, às 11:45 horas, e com o espectáculo Temas de Liberdade, pelo Coro Infantil da Academia Coral Mezzo.

Marinha Grande

No dia 24, destacam-se a marching band da Marinha Grande, circuito musical pelas ruas do centro tradicional, na Praça Stephens, pelas 18 horas, realizado pelos alunos desta banda pertencente à Orquestra Juvenil da Marinha Grande e, ainda, a 33.ª milha de cristal, a começar às 19 horas.

Ainda no dia 24, haverá o concerto de Tiago Bettencourt com a Orquestra Juvenil da Marinha Grande, pelas 22 horas, na Praça Stephens, seguindo-se a actuação do grupo de percussão Tocándar, pelas 23:30 horas.

Pela meia-noite, haverá o habitual discurso do presidente da câmara, na varanda dos Paços do Concelho, seguido de espectáculo piromusical.

No dia 25 de Abril, realiza-se a sessão evocativa do aniversário do 25 de Abri de 1974, às 11 horas, a ter lugar na Casa da Cultura – Teatro Stephens, com intervenções das forças políticas e movimento de cidadãos com representação na Assembleia Municipal.

À tarde, no Parque da Cerca, entre as 14 e as 19 horas, terá lugar a 16.ª edição da CriativArte.

Nazaré

No dia 25, as celebrações que assinalam a revolução vão iniciar-se, às 9 horas, nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira. Está prevista uma sessão solene, pelas 10 horas, que se realiza no cineteatro da vila.

A data é ainda marcada pelo concerto Abril, Estórias Mil da Companhia d’El Rei, às 16 horas, na Praça Sousa Oliveira.

Ourém

O programa do Município contará com apresentações musicais, no dia 24, como é o caso da actuação do grupo musical Gente Nossa, no antigo edifício dos Paços do Concelho, pelas 23:10 horas e a Grândola Vila Morena, pelas 23:55 horas. As comemorações contarão, ainda, com uma peça de teatro, realizado pelo Grupo de Teatro Apollo, pelas 22:30 horas.

O dia 25 de Abril será marcado pelas cerimónias oficiais do hastear da bandeira com hino nacional, pela Orquestra de Sopros da Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), com início marcado para as 9:30 horas e ainda pela presença da fanfarra da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ourém.

Para encerrar, haverá o concerto Celebrando Abril com Zeca e Ary pela AMBO, que se realizará pelas 17:30 horas, no Teatro Municipal.

Pedrógão Grande

As comemorações iniciam-se no dia 23 de Abril, com uma miscelânea musical, pelo Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior e vários ensembles da Filarmónica Pedroguense na Casa Municipal da Cultura, pelas 18 horas.

O dia 25 de Abril será marcado pelo hastear da bandeira, às 9:30 horas, e, ainda, a abertura da exposição Construir a paz com os valores de Abril da curadoria do Conselho Português para a Paz e Cooperação, pelas 10 horas, ambos nos Paços do Concelho.

A 6.ª edição da Corrida & Caminhada pela Liberdade, da edição kids, será a partir das 10:30 horas, do dia 25, no Largo da Devesa.

Pombal

O Município acolhe, no dia 23, pelas 9 horas, o Trail Running Pombal – Sicó. Neste mesmo dia, pelas 17 horas, o Teatro-Cine recebe o XII Encontros de Coros – Cantar Abril, onde estarão presentes o Coro Municipal Marquês de Pombal, o Coral Ansianense Santa Cecília e o Coro do Município de Benavente.

No dia 24, haverá uma sessão de cinema onde passará o filme Salgueiro Maia – O Implicado, pelas 21:30 horas, no Teatro-Cine.

Para celebrar a data comemorativa, no dia 25, a partir das 9 horas, o município terá o hastear da bandeira, a sessão solene e, ainda, o espectáculo Voz às Novas Gerações: o legado histórico do 25 de Abril. Estas actividades decorrerão nos Paços do Concelho.

Pelas 10:15 horas, haverá uma evocação a Salgueiro Maia, no Largo Salgueiro Maia.

O Arquivo Municipal recebe o lançamento do livro Da imprensa do Concelho de Pombal da autoria de Alfredo Faustino, pelas 17 horas.

Para encerrar as comemorações, haverá um concerto dos Clã, pelas 21:30 horas, no Teatro-Cine.

Porto de Mós

O Município está durante o mês de Abril a assinalar a data. Esta sexta-feira, pelas 21 horas, o historiador Fernando Rosas proferirá uma conferência intitulada 48 anos de ditadura: os mecanismos de sobrevivência do regime. A sessão realiza-se na Central das Artes, onde amanhã, sábado, Laborinho Lúcio fará uma conferência, pelas 15:30 horas.

No dia 25 de Abril, os destaques serão a intervenção, na sessão solene, de Júlio Pedrosa, antigo ministro da Educação, no cineteatro, pelas 10 horas. Segue-se a apresentação do catálogo da exposição Porto de Mós e o 25 de Abril: vivências do tempo da Ditadura e da Revolução, que terá lugar no dia 25 de Abril.

À noite, pelas 21 horas, realiza-se o concerto Cantando Abril do músico AGIR, que será apresentado no Central das Artes.