Viver

Rede Cultura 2027 abre convocatória para apoiar projectos em Leiria

1 fev 2022 13:36

Há 100 mil euros para distribuir. São apresentados no próximo sábado os eixos do trabalho a produzir em 2022, um ano decisivo para a candidatura a capital europeia da cultura

rede-cultura-2027-abre-convocatoria-para-apoiar-projectos-em-leiria
O Rei que Nunca foi Rei, projecto d'O Nariz apoiado pela Rede Cultura 2027
Gil de Lemos

O encontro organizado pela Rede Cultura 2027 acontece no próximo sábado, 5 de Fevereiro, no Museu de Leiria, com início às 14:30 horas.

Será lançada a convocatória de 2022 para distribuição de apoios a projectos no concelho de Leiria, que tem um orçamento global de 100 mil euros.

Serão, também, partilhados os resultados dos projectos desenvolvidos em 2021 e apoiados através da primeira convocatória: a SAMP – Sociedade Artística Musical dos Pousos com o Palco em Casa, a cooperativa CCER Mais com Surma, a AFRLAE – Associação Folclórica da Região de Leiria Alta Estremadura com o Baile dos Pastorinhos e O Nariz – Teatro de Grupo com o espectáculo O Rei que Nunca foi Rei.

O programa pretende, por outro lado, apresentar os eixos que vão orientar o trabalho a produzir em 2022, um ano “verdadeiramente CCCapital para a Rede Cultura 2027 e para a candidatura a capital europeia da cultura que dela emana”, lê-se no comunicado à imprensa.

É um ano de decisões. E a primeira acontece em Março, com a defesa perante o júri, que vai determinar a inclusão ou exclusão de Leiria da lista final (shortlist) de cidades candidatas.

Para o próximo sábado, estão convidados todos os agentes culturais.

“Este convite é antes de mais um obrigado pelo contributo, dedicado e exigente, à cultura que cada agente cultural pratica e promove na cidade e região de Leiria. Foi com uma escuta muito alargada que chegamos ao lema “Curar o Comum” e queremos partilhar e desenvolver em conjunto este lema, bem como anunciar novos projectos para este ano capital que nos é 2022”, adianta Paulo Lameiro, coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, onde estão reunidos 26 municípios dos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa.

Ano CCCapital. C de Convocar, de Candidatar e de Curar” é o mote para o encontro no Museu de Leiria.

Está previsto um debate com o tema “De Guimarães a Leiria, rimas e arritmias: 14 anos de Cidade, Cultura e Europa”, moderado por Paulo Lameiro, que conta com a equipa redactora do bid book (livro de candidatura) de Leiria e ainda João Bonifácio Serra, presidente do Conselho Estratégico da Rede Cultura 2027.

No momento “que marca a discussão do posicionamento macro da candidatura” de Leiria, o objectivo é analisar a ligação com a última cidade portuguesa capital europeia da cultura, Guimarães 2012, e os próximos passos.

Depois, o tema “Curar o Comum pela Cultura, na Cidade” será o ponto de partida para a intervenção de Maria Vlachou (directora do Acesso Cultura) em torno da pergunta Porque fazemos o que fazemos em cultura?, que visa “envolver os actores culturais” no lema – “Curar o Comum” – e no processo da candidatura de Leiria.

Para tanto, serão criados aleatoriamente seis grupos, um por cada eixo programático: Reconhecer, Religar, Tecer, Cuidar, Imaginar e Sustentar. Seguem-se seis passeios simultâneos no exterior para recolher ideias de novos projectos, a apresentar, em três minutos, no final do percurso.

Leiria concorre com Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Funchal, Guarda, Oeiras, Ponta Delgada, Viana do Castelo e Vila Real.

Segundo o calendário oficial, a última reunião de selecção deverá ocorrer no quarto trimestre de 2022 em Lisboa e a designação das capitais europeias da cultura para 2027, uma em Portugal e outra na Letónia, está prevista para final de 2022 ou início de 2023.

* Notícia actualizada às 14:26 horas para incluir, no segundo parágrafo, o orçamento (100 mil euros) da convocatória de 2022 da Rede Cultura 2027