Viver

Recriações, flores, música e gastronomia celebram Semana Santa em Porto de Mós

17 mar 2023 13:26

Oito dias de celebração, de 1 a 9 de Abril, com iniciativas que mobilizam “toda a comunidade”: a religiosa, mas também as IPSS (instituições particulares de solidariedade social), movimento associativo e grupos de teatro.

recriacoes-flores-musica-e-gastronomia-celebram-semana-santa-em-porto-de-mos
Tapete de flores é uma das principais atracções da Semana Santa
CM Porto de Mós
Redacção/Agência Lusa

A Semana Santa é celebrada em Porto de Mós, combinando comemorações religiosas com iniciativas como recriações, música, gastronomia ou um tapete de flores, entre 01 e 9 de Abril. A programação foi apresentada, esta quinta-feira, pelo município, que encara a Semana Santa como um momento de encontro da comunidade e de atração de visitantes de fora.

Para Jorge Vala, presidente da câmara, se outras iniciativas do género no país “têm apenas o caráter cénico e teatral”, em Porto de Mós é a carga espiritual que mais pesa. “A nossa [iniciativa] tem o caráter religioso ao qual nos associamos para lhe dar esta qualidade e, dessa forma, marcar a presença no todo da região”, explicou o autarca.

Os oito dias de celebração pretendem contribuir para a mobilização de “toda a comunidade”: a religiosa, mas também as IPSS (instituições particulares de solidariedade social), movimento associativo e grupos de teatro. “Todos estão envolvidos, todos fazem parte e o nosso grande objetivo é que esta seja uma iniciativa de coesão do nosso concelho”.

Um dos principais pontos altos será o Tapete de Flores, que se prolonga por dezenas de metros. Será construído no dia 1 de Abril para exibir no domingo de Ramos. “É um acontecimento que não existe noutros sítios e as pessoas rumam a Porto de Mós para ver a maravilha que é a ponte toda florida”. Outra atração é a Via Sacra, no dia 7, que atravessa toda a zona histórica da vila, terminando no morro do Castelo.

Festival do cabrito e do borrego

Em paralelo ao programa religioso e artístico, a restauração do concelho promove o Festival do Cabrito e do Borrego, com animais criados “em produção de ar livre e daqui da nossa Serra de Aire e Candeeiros”. As instituições particulares de solidariedade social organizam o Festival do Folar e da Amêndoa Artesanal.

As duas iniciativas dão “outro sabor à festa e, segundo Jorge Vala, nomeadamente o Festival do Cabrito e do Borrego, “tem dimensão já nacional”, atraindo pessoas “de norte a sul do país”. "Em anos anteriores, a resposta que temos dos restaurantes é que esgota praticamente antes de começar”, sublinhou.

Para o presidente do município, Páscoa de Porto de Mós ajuda “a dar dimensão ao nosso concelho, reputação e reconhecimento fora de portas”.

A Semana Santa de Porto de Mós começa a 1 de Abril com a construção do tapete florido entre a Ponte Nova e Igreja de São Pedro. No dia 2 de Abril, domingo de Ramos, há “Recriação bíblica” pelas ruas da vila.

O programa integra três momentos musicais na Igreja de São Pedro, com “Concerto de Semana Santa” pelo Coro José Joaquim dos Santos, no dia 03 de abril, “Concerto de Páscoa”, pela Camerata e Coro de Câmara do Orfeão de Leiria, no dia 04, e “Tocatta da Ressurreição”, pelo DiAma Duo, no dia 05.

A recriação da “Última Ceia – Lava-pés” acontece no dia 06, na Igreja de São Pedro, encenando-se a Via Sacra no dia 7, com orientação do Leirena Teatro, pelas ruas da vila, até ao Castelo. A celebração encerra com as cerimónias religiosas da vigília pascal, que inclui encenação da ressurreição de Cristo, no dia 8, e eucaristia no domingo de Páscoa, no dia 9.