Sociedade

Recolha selectiva de roupa usada dá apoio a causas de carácter social na Nazaré

8 mar 2023 14:00

Mais de dois mil euros foram entregues ao Centro Social de Valado dos Frades

recolha-selectiva-de-roupa-usada-da-apoio-a-causas-de-caracter-social-na-nazare
Entrega ao Centro Social de Valado dos Frades decorreu ontem
DR

A Câmara da Nazaré entregou um donativo de 2. 276,45 euros ao Centro Social de Valado dos Frades, numa cerimónia que teve lugar ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e contou com a presença dos representes da Ultriplo e Projecto Esperança, as duas entidades que possuem pontos de recolha de roupa em fim de vida pelo concelho.

De acordo com a autarquia, "o dinheiro entregue àquela Instituição Particular de Solidariedade Social é a contrapartida social correspondente à permanência dos contentores das duas entidades em território concelhio".

José Adolfo, director-geral do Centro Social de Valado dos Frades Nazaré, classificou o donativo como um estímulo à sustentabilidade da instituição, que será encaminhado para os projectos, que desenvolve para a comunidade que serve diariamente (creche e centro de dia).

“É para colmatar as dificuldades que estas instituições têm no seu dia-a-dia, e que precisam do reforço de verbas permanentemente”.

"Aquelas duas entidades têm impulsionado e concretizado programas de cooperação e desenvolvimento sustentável das populações carenciadas, bem como da preservação ambiental do planeta, através de recursos obtidos a partir da reciclagem têxtil de roupa usada. Nos municípios onde são instalados pontos de recolha, contribuem através da doação de parte da verba conseguida a uma IPSS", observa a câmara.

"Os 28 contentores instalados no concelho recolheram mais de 40 toneladas de roupa e calçado. No âmbito de um protocolo estabelecido entre a autarquia e estas entidades, a recolha selectiva de roupa, que antes era depositada nos contentores dos resíduos indiferenciados, traduz-se, todos os anos, numa verba destinada a uma IPSS do concelho", realça ainda.