Sociedade

Recluso agride guarda prisional com um muro na prisão escola de Leiria

14 dez 2023 17:19

Sindicato pede mais efectivos para Leiria

recluso-agride-guarda-prisional-com-um-muro-na-prisao-escola-de-leiria

Um recluso agrediu hoje um guarda no Estabelecimento Prisional de Leiria (jovens), conhecido por prisão-escola e o sindicato alerta para a falta de segurança que o corpo prisional está a enfrentar com a falta de efectivos.

Segundo fonte da Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), “sem que nada o fizesse prever”, um recluso agrediu “um elemento do corpo da guarda prisional com um murro no rosto”.

A agressão obrigou o guarda a deslocar-se ao Hospital de Santo André, em Leiria, “para observação".

"O recluso será, nos termos da Lei, objecto de competente procedimento e sancionamento disciplinar. Os factos ser comunicados ao Ministério Público para os procedimentos criminais devidos”, explicou ainda a mesma fonte.

O Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional denuncia que faltam entre 20 a 30 guardas prisionais na prisão escola de Leiria.

Frederico Morais afirma que o sindicato tem “alertado constantemente para a falta de efectivos”, o que “coloca em causa a segurança do corpo da guarda”.

Esta é a 27.ª agressão a um guarda prisional este ano, adiantou o dirigente sindical.

“A população [reclusa] está cada vez mais violenta. Esta ministra da Justiça não fez nada pela segurança do corpo da guarda. Há uma falta de investimento nos serviços prisionais”, acrescentou Frederico Morais.