Sociedade

Recém-licenciados do Politécnico de Leiria ganham segundo lugar no Europe Enterprise Challenge

9 ago 2021 14:45

“MUTE Música Têxtil” representou Portugal em competição europeia de inovação e empreendedorismo

recem-licenciados-do-politecnico-de-leiria-ganham-segundo-lugar-no-europe-enterprise-challenge
Salomé Novo e Rafael Pereira são licenciados em Design Industrial
DR

Rafael Pereira e Salomé Novo são licenciados em Design Industrial, pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria, acabam de alcançar o segundo lugar do Europe Enterprise Challenge.

O projecto que os jovens levaram a concurso foi o “MUTE Música Têxtil”, criado no âmbito da disciplina de Design e Inovação.

Trata-se de um módulo de canto para isolar frequências acústicas realizado a partir de desperdícios têxteis, em alternativa aos painéis de parede em espumas sintéticas.

A ideia surgiu da observação de problemas na utilização dos painéis acústicos convencionais e, apesar de se destinar a aplicações profissionais na indústria da música, “pode igualmente ser utilizado em outras situações, incluindo o espaço doméstico”, como se pode ler numa nota de imprensa, enviada à Redacção do JORNAL DE LEIRIA.

Rafael e Salomé tiveram a possibilidade de participar no concurso após a vitória da equipa Mute na Competição Nacional do Start Up Programme da Junior Achievement Portugal.

Os jovens afirma que representar Portugal é "uma experiência emocionante".

"Enquanto designers, esta distinção traz-nos confiança sobre um futuro mais consciente e sustentável.”

A competição europeia de inovação e empreendedorismo realizou-se em Julho, nas plataformas digitais.

O Europe Enterprise Challenge conta, em média, com a participação de cerca de 17 mil alunos anualmente e tem como objectivo avaliar as ideias de negócio de estudantes de toda a Europa.