Sociedade

Reabilitação da Estátua do Vidreiro está pronta

10 jun 2022 17:00

Falta executar obra no novo local onde vai ser instalado o monumento da Marinha Grande

reabilitacao-da-estatua-do-vidreiro-esta-pronta
.
DR
Daniela Franco Sousa

Está pronto o monumento evocativo do levantamento dos operários vidreiros em 18 de Janeiro de 1934, que foi retirado da Rotunda do Vidreiro, para ser reabilitado. Contudo, explicou segunda-feira a vereadora da Cultura, Ana Alves Monteiro, em reunião de Câmara da Marinha Grande, falta ainda executar a obra no novo local onde a estátua será instalada.

Recorde-se que o monumento, da autoria do mestre Joaquim Correia, será transferido para uma zona próxima da rotunda, no passeio em forma de meia-lua que rodeia o Parque Mártires do Colonialismo.

A mudança já tinha sido aprovada durante o mandato de Cidália Ferreira, mas, por falta de consenso entre os vereadores, voltou a ser discutida, em Novembro de 2021, numa outra reunião de câmara, já presidida por Aurélio Ferreira.

A transferência do monumento para fora da rotunda não foi uma decisão pacífica. A nova localização acabou por ser aprovada por maioria, com a oposição das duas vereadoras da CDU, que entendiam que este deveria continuar no local habitual.

Em causa está um conjunto escultórico composto por dois blocos de pedra. Um deles alberga a estátua de um operário vidreiro armado e outro ostenta um baixo-relevo que representa operários a trabalhar o vidro.